Guidi na Berlinda

Viver sob constante ameaça de uma interrupção abrupta do mandato parece ser mesmo a sina de Ricardo Guidi (PSD) neste primeiro ano como deputado federal em Brasília. A mais recente ameaça veio do TSE. Quatro ministros já votaram pelo reconhecimento da candidatura da Petista Ivana Laís. A militante do Oeste do Estado fez apenas 491 votos, mas o número é suficiente para mudar a configuração do último pleito. Com estes votos validados o Partido dos Trabalhadores aumenta sua legenda e garante uma segunda vaga em Brasília. Isso se confirmando, Ana Paula Lima ficaria com a vaga e Ricardo Guidi voltaria a condição de suplente.

Confiante

O processo foi interrompido com um pedido de vistas do Ministro Luiz Roberto Barroso. O problema é que até o momento a maioria dos magistrados já votou a favor da petista. A salvação de Guidi é torcer pela mudança de um destes votos, o que pode ocorrer. A outra é já ir preparando um recurso. A defesa do deputado Ricardo Guidi afirma que está tranquila e que aposta que o mandato do parlamentar vai ser mantido.

Promessas de Bolsonaro

Bancada de Santa Catarina esteve reunida ontem pela manhã com o presidente Jair Bolsonaro. No café da manhã com os parlamentares o que ele mais ouviu foi o número 79, numa referência ao percentual de votos que o presidente recebeu dos catarinenses no último pleito. Ouviu também que dos 16 parlamentares que representam Santa Catarina na Câmara, 15 votaram pela reforma da previdência. Números que ajudaram a embasar os pedidos de mais apoio para Estado. Os parlamentares do Sul fizeram um apelo especial pela conclusão das obras da Serra da Rocinha, ouviram do presidente que a 285 será concluída no próximo ano.

Vinda de Mourão

Vice-presidente Hamilton Mourão conversou com o deputado Federal Daniel Freitas e com o Presidente da Associação Brasileira do Carvão Fernando Zancan. Conheceu as potencialidades da região. “No setor econômico, em especial o carvão e claro nossas pesquisas em tecnologia e inovação”, explica Zancan. Segundo ele, o vice-presidente confirmou a vinda a Criciúma ainda este ano. “Só resta definir a data. Ele pretende aproveitar outra vinda a Santa Catarina. Deve vir em Outubro, mas a data ainda precisa ser confirmada”.

Agência reconhecida

A Justiça acatou pedido de Criciúma e, de maneira liminar, determinou que a Casan reconheça a Cisan-Sul como a agência reguladora de serviços de água e esgoto em Criciúma. “A Casan criou vários obstáculos para que a Cisan-Sul não assumisse o serviço. Agora eles vão ter acesso aos números, vão saber o custo e vão conseguir fiscalizar o serviço que é prestado pela Casan”, argumenta o prefeito Clésio Salvaro.

Municipalizar

Para ele esse é o passo mais importante para a municipalização dos serviços. “Essa proposta nunca foi engavetada. Não estou tentando barganhar como muitos dizem. Quero é baixar o preço da tarifa. Não tínhamos como dar o próximo passo porque não tínhamos os números. Agora com a agência reguladora reconhecida, atuando, vamos poder ir além”, avisa.

No comando

Paulo Conti é o novo presidente do Partido Progressista de Criciúma. Venceu Miguel Pierini por apenas um voto. “Eu sou amigo do Miguel. É uma pessoa de grande valor, de grande caráter. Por isso eu convidei ele para ser o vice e ele aceitou o que me deixou muito feliz”, explicou. Mas Pierini voltou atrás e acabou deixando a condição de vice momentos depois. Disse ter ouvido que algo estranho aconteceu na eleição do diretório.

Pode coligar

Segundo Conti, depois de reestruturar o partido é que o PP irá se posicionar sobre o processo eleitoral do ano que vem. “Não tem nada de porta fechada para ninguém. Nosso desejo é ter candidato, ter o ex-deputado Jorge Boeira. Mas se ele não aceitar, vamos buscar coligações e pode ser inclusive com o PSDB de Clésio Salvaro”.