Despedida

Morreu nesta quinta-feira, no Hospital São João Batista, em Criciúma, o ex-vice governador e ex-prefeito de Criciúma, José Augusto Hülse. Ele tinha 82 anos e vinha enfrentando problemas de saúde. Em janeiro, Hülse já havia perdido a esposa Maria Helena Hülse, aos 75 anos. Amigo pessoal de José Augusto, o jornalista e historiador Archimedes Filho Naspolini lembrou do legado do ex-prefeito. “Ele não era cotado para aquela disputa, foi o azarão, mas acabou um grande prefeito que investiu em educação e no social. O Zé surpreendeu ao ir de MDB já que ele vinha de uma família que era toda Udenista”. Para Archimedes, Zé Augusto poderia ter sido deputado federal. “E teria feito história na Câmara, foi vice-governador e poderia ter disputado o governo, mas acabou não tendo apoio do MDB”. Zé Augusto está sendo velado no Teatro Elias Angeloni e o sepultamento ocorre nesta sexta-feira, às 9 horas, no cemitério Municipal.

Colheita

Ontem foi dia de colheita de beterraba, couve rábano e cenoura na escola Maria Arlete Lodetti. O colégio é palco de um projeto piloto. Batizado de Escola Empreendedora, o colégio incentiva o empreendedorismo e a educação financeira dos estudantes. “Eles participaram de todo o processo e nesta sexta vão vender o que produziram, de maneira orgânica, na Feira da Agricultura Familiar em Içara”, explica a diretora Gabriela Biella. Segundo a secretária Gerusa Bolsoni, o projeto piloto deve ser levado as outras unidades escolares da cidade. “Ele já se mostrou viável, foi muito bem recebido pelos alunos e agora vamos ampliar essa ideia”.

Contagem Regressiva

Vereador Rodrigues Mendes tem passado praticamente toda semana pela obra da praça no bairro Presidente Vargas, que deve ser concluída em outubro e foi viabilizada através de uma emenda parlamentar que o atual presidente do Legislativo conseguiu em Brasília. “Fico muito satisfeito com o andamento da obra e por saber que essa ação vai garantir qualidade de vida para todo o bairro”, destaca Sapinho. Ele lembra que a praça, que terá academia, parque, pista de caminhada, cancha de bocha, pista de skate e outros componentes será cercada. “Isso vai dar mais segurança para os frequentadores e evitar atos de vandalismo”.

Festa

A Comissão Organizadora da Festa de São Roque está reforçando o trabalho de divulgação da principal Festa de Morro da Fumaça. O evento ocorre na próxima semana e deve levar um bom público a cidade. Atrações culturais, fé e gastronomia são os bons ingredientes da festa.

Transferência

O Supremo Tribunal Federal (STF) não permitiu a transferência do ex-presidente Lula para São Paulo. Entenderam os ministros que no presídio paulista de Tremembé Lula não teria sua integridade preservada. A decisão de transferir o ex-presidente foi de uma Juíza Federal de Curitiba.

Revogado

A Assembleia Legislativa de SC aprovou, por unanimidade, na quarta-feira (7), a redação final do Projeto de Lei (PL) 236/2019, de autoria da Comissão de Finanças e Tributação, que suspende os efeitos dos decretos governamentais 1.866 e 1.867, de 2018, que eliminam incentivos fiscais a diversos segmentos econômicos. “Não é o momento de aumentar impostos. Esse tratamento diferenciado foi o que garantiu à Santa Catarina esse desempenho diferenciado. Vamos agora em busca de alternativas para manter nossa competitividade e os empregos do setor produtivo”, explica o deputado Milton Hobus.

Segurança

Vereadores de Içara se reúnem na próxima semana para tratar do possível fechamento do Plantão da Polícia Civil na cidade. O fechamento já está definido, mas ainda sem data para ser implantado. “Entendemos que isso é um retrocesso para a cidade, que é a segunda mais importante da Amrec. Queremos entender essa posição e tentar reverter”, afirma o vereador André Jucoski.

Projeção

O setor imobiliário do Sul catarinense inicia o segundo semestre de 2019 com otimismo. Isto porque existe expectativa de crescimento, quando comparado com o mesmo período do ano passado, principalmente na venda de imóveis. “Projetamos um crescimento de pelo menos 10% e a tendência é que esse reaquecimento do mercado se mantenha pelos próximos anos”, explica o presidente do Sindicato da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul/SC), Helmeson Cesar Machado.

Reforma

Câmara dos deputados aprovou em segundo turno o texto principal da reforma da previdência. Foram 370 votos favoráveis. Agora, superada também a etapa de apreciação dos destaques, o projeto vai para o senado. Por lá a tramitação tende a ser mais rápida, já que ele passa apenas na Comissão de Constituição e Justiça e em seguida já vai ao plenário. A proposta por lá também precisa de dois terços dos votos, ou 49 dos 81 votos.

Coisas do Brasil

Alexandre Nardoni, acusado de matar a própria filha, deixou na manhã de ontem o presídio de Tremembé. Ganhou o benefício para passar o Dia dos Pais com a família.

Nota de Maldaner

O presidente de honra do MDB de Santa Catarina, ex-senador Casildo Maldaner, encaminhou nota de pesar pela morte de José Augusto Hülse. Diz a nota: “Diria que o MDB Catarinense encontra-se enlutado com a ida do nosso ex-prefeito inovador, humanitário de Criciúma, Dr. José Augusto Hülse. Além de ex-governador, entre inúmeras atividades pelo Estado, tivemos a honra, com o Zé liderando e secretário dos Transportes, no dia 8 de março de 1991, entregarmos a ponte Pedro Ivo, aos catarinenses. Zé e Maria Helena, que há pouco, também, nos deixou, um casal modelo, filhos exemplares. Profundos pesares à família, amigos, companheiros pela passagem de um homem que nos serve como ícone no trato da coisa pública.