Intenção é incentivar nas crianças a cultura de prevenção em situações de riscos de acidentes

Focado na prevenção de acidentes, o programa Bombeiro Mirim, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), formou 1.023 crianças apenas no primeiro semestre de 2019. Com o objetivo de capacitar estudantes do 4º ano do ensino fundamental para que ajam de maneira preventiva em situações de riscos de acidentes, a ideia é que sejam propostos exercícios educativos e que desenvolvam também a cidadania no ambiente escolar, cumprindo a missão institucional de “proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente”, trazendo como resultado o conhecimento da população em relação a segurança.

Dentre os programas comunitários da instituição, o Bombeiro Mirim foi o pioneiro com aplicação já no início dos anos 90. A primeira atividade foi em 1991, no município de Rio do Sul. A primeira turma envolveu 33 crianças da comunidade.

Em Criciúma, o programa do 4º BBM foi implementado em 2017, baseados no formato de Lages. Por lá quem assumiu essas ações foram os Soldados BM Camila Marcello João e Thiago Santos, que logo no início formaram 60 crianças.

Padronizado

Considerando todas as experiências utilizadas até hoje, o Programa Bombeiro Mirim foi padronizado para ser implementado nas escolas catarinenses promovendo a integração entre a corporação, a família, a escola e a comunidade, com o objetivo de capacitar estudantes do 4º ano do ensino fundamental para agirem de maneira preventiva em situações de riscos e contribuir para uma sociedade mais segura.

Com a admiração que as crianças têm pela profissão Bombeiro Militar, criar a proximidade e trazer até elas o contato com bombeiros facilita a assimilação dos conteúdos. Hoje, grande parte dos quartéis operacionais da corporação possuem equipes atuando com formação de bombeiros mirins e também com capacitação de professores para primeiros socorros, entre outros temas importantes de prevenção.