Unesc será beneficiada com liberação de bolsas no valor de R$ 6 milhões para este semestre

O Governo do Estado dobrou o recurso financeiro para liberação de bolsas de estudo na Unesc via programa Uniedu. Assim, aproximadamente 1600 estudantes terão a chance de acessar a universidade com mensalidades custeadas. As bolsas variam de 25 a 100% das mensalidades. De acordo com a pró-reitora acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, atualmente são seis editais de modalidade distintas do Uniedu.

Dentre elas está o mais abrangente, o Artigo 170. Nele, fatores socioeconômicos dos alunos são levados em consideração para que seja determinada uma porcentagem de desconto na mensalidade. “Só neste semestre, o aporte financeiro disponibilizado pelo governo do Estado é de R$ 6 milhões e as bolsas variam de 25% a 100% de desconto”, ressalta Indianara.

O Uniedu é um programa voltado para a permanência de estudantes no ensino superior. Ele possibilita bolsas de estudo para aqueles estudantes com dificuldade em se manter no ensino superior. “Esta liberação irá beneficiar não só quem já está cursando, mas também abrange os veteranos”, explica a pró-reitora acadêmica.

Como funciona: os alunos se inscrevem e aqueles que estiverem de acordo com os editais irão concorrer às bolsas. A partir daí os editais vão para critérios específicos. Por exemplo, o Artigo 170 contempla todos os cursos, enquanto outros editais são voltados para cursos da Saúde, outros para licenciaturas, etc.

Conforme Indianara, alguns editais têm restrições com relação a acumular benefícios concedidos pelo governo federal. Como por exemplo, quando o aluno tem contrato com o Fies (Financiamento Estudantil). Alguns editais restringem acumular Fies com algum edital estadual. “Mas é algo específico que deve ser conferido com os respectivos editais. O Uniedu é uma oportunidade importante para os estudantes”, conclui a pró-reitora.