Mês Vocacional, tempo especial de reflexão e oração pelas vocações e ministérios

Na caminhada vocacional, alguns eventos foram determinantes para a construção da identidade que, hoje, caracteriza o serviço de animação vocacional na Igreja do Brasil. O mês vocacional é um desses exemplos. Assumido em âmbito nacional, em 1981, por dioceses e regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), seu intuito é ser um tempo especial de reflexão e oração pelas vocações e ministérios.

Este ano, em específico, a inspiração principal do mês vocacional está em sintonia com o 4º Congresso Vocacional do Brasil que tem como tema “Vocação e Discernimento” e será realizado de 5 a 8 de setembro, no Centro de Eventos do Santuário Nacional Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida (SP). “O assunto é o discernimento, quer dizer, saber perceber, dar-se conta e responder então ao chamado que Deus faz a cada um de nós”, afirma o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom João Francisco Salm.

Hoje cada domingo do mês de agosto é dedicado à celebração de uma determinada vocação. Dom Francisco Salm salienta que como membros da Igreja, filhos e filhas de Deus todas as pessoas têm chamados particulares para o serviço e para uma presença específica na Igreja e no mundo. “O dom e a capacidade de amar é uma coisa muito grande em nossa vida”, comenta.

No primeiro domingo do mês, 4 de agosto, celebrou-se a vocação para o ministério ordenado: diáconos, padres e bispos; no segundo, a vocação para a vida e a família (atenção especial aos pais); no terceiro, a vocação para a vida consagrada: religiosos e consagrados seculares, e por fim, no quarto, a vocação para os ministérios serviços na comunidade.

Santuário do Coração de Jesus sedia Encontro Diocesano de Coroinhas

Na tarde deste domingo, 4 de agosto, o Santuário Diocesano Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Morro Bonito, Içara, recebeu coroinhas de toda a Diocese de Criciúma, por ocasião do encontro promovido pela Comissão Diocesana de Liturgia.

Segundo a coordenação, recebeu mais de 700 coroinhas de diversas paróquias, acompanhados de seus pais, familiares e coordenadores da Pastoral dos Coroinhas. A acolhida iniciou às 14h30min e a celebração da santa missa ocorreu às 15 horas, presidida pelo assessor eclesiástico da Pastoral Litúrgica, padre Maxssuél da Rosa Mendonça.

Após a celebração eucarística, as equipes de coroinhas tiveram a tarde livre para conhecer todo o complexo religioso e se confraternizar por meio de piqueniques, ao longo do jardim que embeleza os entornos do Santuário.

II Romaria dos Motociclistas é realizada no Santuário em Içara

Milhares de pessoas participaram no dia 28, da missa da II Romaria dos Motociclistas, realizada no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara. A celebração teve início às 11 horas, presidida pelo reitor, padre Antônio Vander da Silva. Diversos grupos se engajaram na organização do encontro.

“O tema de hoje é a oração. A grande tentativa de Deus é nunca perder uma pessoa do colo Dele, mas aproximar todos ao lado Dele”, iniciou padre Vander em sua homilia.

“Hoje, com muita humildade, tenho que dizer que tiro o meu chapéu para vocês, motociclistas. No ano passado, vocês deram um testemunho de vida para mim, padre, que, em muitas reuniões, eu mencionava quando ouvia algumas coisas” – disse o reitor aos motociclistas, ao recordar episódios comuns quando há algum descontentamento em confraternizações de festas.