Ideia implantada pelo Governo de Içara atende cerca de 400 pessoas por mês.

Neste sábado, o programa de coleta seletiva “Reciclou, Levou” completa um ano em Içara. O projeto foi instalado no município com o objetivo de fomentar e contribuir com a sustentabilidade.

A ideia veio após uma visita do prefeito Murialdo Canto Gastaldon à cidade de Caxias do Sul (RS), onde a iniciativa, chamada de Troca Solidária, é sucesso. Após um ano, o Reciclou, Levou recolheu 250 toneladas de resíduos com a participação de, em média, 400 içarenses por mês.

De acordo com o presidente Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), Luciano Serafin Cardoso, o programa consiste na educação ambiental da população içarense.

“Consideramos um sucesso a implantação do programa, pois o cidadão vai se adequando às questões ambientais e conhecendo a importância da separação dos materiais. Com isso, beneficia a associação dos catadores, contribui para o desenvolvimento sustentável, além de garantir alimentos de qualidade com a troca dos inservíveis por produtos da Feira da Agricultura Familiar”, avaliou.

Inspiração para outras cidades

O projeto ainda serve de inspiração a outras cidades da região. Cocal do Sul e Nova Veneza, por exemplo, visitaram Içara com intuito de conhecer o funcionamento do programa. Além disso, todo o material arrecado nas trocas é destinado aos catadores da Cooperativa de Reciclagem.

“A redução de quantidade de lixo encaminhado ao aterro sanitário também é um fator positivo, nossos catadores dão uma contribuição com a limpeza da cidade e prestam uma destinação adequada ao lixo gerado no município”, destacou a coordenadora da Coleta Seletiva da Fundai, Taynan Toretti.

O prefeito Murialdo Canto Gastaldon ressalta que o projeto tem uma importância social, ambiental e econômica por meio da agricultura e destaca o relato de um cidadão. “Um dos participantes do programa me abordou esta semana e elogiou a ação, dizendo que se houvesse um local para o descarte desse material ele já seria satisfeito, mas que a oportunidade de troca por produtos na feira deixa o projeto ainda mais especial. Portanto, há o benefício ao meio ambiente e o fomento à solidariedade por contribuir com as pessoas que atuam na cooperativa de reciclagem”, comentou.

O programa Reciclou, Levou funciona todas as sextas-feiras das 7h às 11h, no pátio do Terminal Rodoviário de Içara. A cada quilo de resíduo reciclável o cidadão recebe R$ 0,50 em vale-feira para adquirir produtos da Feira da Agricultura Familiar.

Para a troca, o material deve ser papel, plástico, metal e vidro. Eletroeletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas e moveis inservíveis não são permitidos. Informações sobre entrega de materiais podem ser obtidas no contato com a Fundai pelo telefone 3431 3578.