Projetos culturais voltados para crianças em vulnerabilidade social serão idealizados

A nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Balneário Rincão, eleita no começo de junho com Fabiana Freitas na presidência, teve a primeira reunião para discutir a transição. O mandato é de dois anos.

“Ainda não tivemos uma segunda reunião para discutir estratégias e ações”, conta Fabiana. Além dela, vice-presidente e secretário também assumiram suas respectivas funções. O Conseg também é formado por integrantes órgãos públicos, como Polícia Civil e Polícia Militar, que estão sempre presentes nas reuniões.

Fabiana ainda não revelou as ações a curto prazo que devem ser realizadas pelo Conseg. “Ainda vai ser feita a posse oficial da presidência, virá autoridades públicas e nessa reunião a gente vai detalhar mais assuntos, mas até o momento não foi conversado sobre ações”, conta Fabiana. Segundo ela, o trabalho das polícias está sendo elogiado pela comunidade e não há reclamações. “Entendemos que a questão da segurança em Balneário Rincão está satisfatória”, afirma.

Ao ser questionada sobre a possibilidade da implementação de urnas de sugestões, críticas e denúncias, Fabiana diz que existe a intenção de implantar as urnas novamente em Balneário Rincão. “No Rincão já existiu urna de sugestões. Nós conversamos sobre isso e há intenção de fazer isso novamente. A gente até já está pensando em recuperar essas urnas e falar com o comércio para colocar essas urnas em alguns pontos da cidade”, projeta.

A próxima reunião do Conseg ainda não tem data definida. “A data depende das autoridades de Florianópolis, eles que vão decidir o dia”, explica.

Foco na juventude

O comandante do Destacamento de Balneário Rincão, Reginaldo Rzatki afirma que Conseg, nessa nova gestão, terá o foco do trabalho voltado para a juventude. “As principais ações serão voltadas para os menores de idade. O Conseg vai atuar junto ao poder público para atuar nas áreas menos privilegiadas, porque temos preocupação com o período ocioso desses jovens”, conta o sargento.

“Nós queremos um auxílio do poder público pra fazer uma escola de música, junto com iniciativa privada, montar isso com instrumentos dos mais diversos ramos musicais, e não só violão”, emenda o comandante Reginaldo.

Além disso, existe a ideia de uma escola de teatro. “O Conseg vai direcionar e focar os esforços na prevenção a longo prazo. Isso para que as crianças não virem massa de manobra de criminosos e não entrem no mundo do crime”, pontua Reginaldo.