PSDB se organiza

Lideranças do PSDB devem confirmar nos próximos dias uma reunião ampliada do partido em Içara. Meta é definir a participação dos tucanos no pleito do próximo ano. Segundo o vereador André Jucoski, o Polaquinho, o objetivo é organizar o partido. “Para participarmos bem do processo eleitoral do próximo ano precisamos estar com o partido bem organizado”, argumenta. Uma das preocupações é com a nominata de candidatos ao Legislativo. Com o fim da coligação nas proporcionais, o PSDB sabe que precisa se reforçar para não perder a vaga na Câmara.

Olho no Paço

Além da Câmara, a outra pauta do partido é discutir a apresentação de um nome como alternativa para a disputa pelo governo da Cidade. O PSDB atualmente é parte do Governo, e tem em Polaquinho o líder do Paço na Câmara, e quer apresentar também uma alternativa do partido para ser o candidato do Paço no ano que vem.  O nome mais cotado é o de Dóia Guglielmi. O suplente de deputado já deixou claro que tem interesse, mas para isso precisa de um partido forte e de uma aliança coesa.

Mais burocracia

Se você precisa fazer a primeira via de uma carteira de identidade, fique atendo. IGP mudou as regras e agora é preciso levar uma certidão de nascimento atualizada. A certidão que será apresentada pode ter, no máximo, três anos de emissão. Convenhamos que é uma grande bobagem. Afinal, as informações sobre o seu nascimento serão as mesmas

Vendido

Governador Carlos Moisés fechou nesta semana a venda de uma das duas aeronaves que pertencem ao Governo do Estado. Avião foi comprado por Mato Grosso do Sul, que pagou pouco mais de 850 mil dólares pelo Cessna. Promessa é vender também o outro equipamento nos próximos dias.

Dentro do esperado

Contribuintes do município de Criciúma tem até terça-feira para aderirem ao Refis 2019. Programa dá benefício de desconto de 99% em juros e multas. Segundo Secretário Celito Cardoso, o movimento tem se mantido dentro da expectativa. “Esse valor vai ser integralmente apresentado na Saúde. O movimento tem sido bom até o momento e acredito que vamos ter um movimento acima da média também na segunda e na terça-feira. Vale ressaltar que essa é a única edição do refis neste ano”.

Plano Diretor

Vereadores de Içara se reuniram nesta quinta-feira para discutir, com técnicos da Secretaria de Planejamento, detalhes do Plano Diretor. Projeto está no Legislativo e deve ser aprovado até o final do ano. “Nesta quinta, nós discutimos o limite entre os municípios vizinhos, que tem algumas questões que precisam ser ajustadas. No próximo encontro também vamos discutir o zoneamento entre os bairros. Esperamos até o fim do ano esclarecer todos os pontos e votar o projeto”, explica o vereador Toninho de Mello.

Ouvidoria

O WhatsApp é o novo canal de comunicação da Ouvidoria Geral do Governo de Içara. Qualquer pessoa agora pode fazer sugestões, denúncias, elogios e reclamações por meio do número (48) 98865-9466, utilizando quase todas as funcionalidades do aplicativo: arquivos de fotos, vídeos e texto. “O canal já está funcionando. Ele fica ativo 24 horas, mas as respostas são feitas no horário comercial. É mais uma ferramenta para aproximar a administração da comunidade”, explica Ana Paula Plácido, responsável pelo setor.

Empregos

Prefeito Murialdo Gastaldon comemorou na manhã de sexta-feira, durante entrevista à Difusora, o saldo positivo na geração de empregos em Içara. No primeiro semestre, o município gerou 592 vagas de trabalho com carteira assinada. “Projeção é que vamos terminar o ano com mais de mil novas vagas. Fruto da força do nosso setor produtivo. Então estes dados positivos tem que ser creditados e celebrados junto aos nossos empresários”, ressaltou. Segundo o prefeito, a vinda de novos empreendimentos, como o Combo Atacadista, por exemplo, deve impulsionar a geração de vagas no segundo semestre.

De olho na China

Prefeito de Içara Murialdo Gastaldon cumpriu agenda na sexta-feira em São Paulo. Representou a Fecam em encontro no consulado da China. Fez convite para que os chineses participem do congresso de prefeitos da Fecam. “Para que se possa estreitar a relação comercial com a China. Para sabermos o que podemos comprar deles e o que podemos vender para eles” explica.

Criciumaprev

O vereador Ademir Honorato (MDB), relator da CPI que investiga possíveis irregularidades no Criciumaprev, protocolou na tarde de sexta-feira, o relatório de investigação da CPI. Contendo 220 páginas, o documento reúne as informações apuradas pela Comissão, instalada no mês de abril. A leitura do relatório final da CI acontece no dia 29 de julho, durante reunião da Comissão. O documento poderá ter pedido de vista por apenas dois parlamentares e pelo período de 48 horas, conforme o regimento interno da Casa. No dia 5 de agosto, às 14h, ocorrerá a votação do relatório final, na reunião dos membros da CI. A comunicação em plenário da conclusão da CI está marcada para a mesma data, em Sessão Ordinária, às 17h.