FGTS

O Governo Bolsonaro confirmou ontem o que já vinha sendo especulado há pelo menos uma semana. A partir de agosto, todos os trabalhadores, com contas ativas e inativas, vão poder fazer saques do FGTS. O valor está limitado a 500 reais por conta e a expectativa do governo é que essa medida injete mais de 30 bilhões na economia do país. A medida também passa a ser algo permanente. Todos os anos, no mês de aniversário, o trabalhador também poderá fazer um novo saque. A medida torna o fundo uma fonte de 14º salário para os trabalhadores. O valor é pequeno, mas o governo explicou e essa explicação mostrou o tamanho da pindaíba. Segundo os dados do governo, 80% da população não tem 500 reais na conta. “Por isso não foi estipulado um percentual de saque e sim um valor fixo”, explicou o ministro Paulo Guedes. É evidente que a medida não vai resolver o problema da economia. O impacto é muito pequeno, mas em um ano onde a economia está mais uma vez estagnada, qualquer sopro já faz diferença.

Com Amin

Dalvania Cardoso não é mais secretária em Urussanga. O anuncio oficial foi feito ontem pelo governo da cidade, mas desde a última semana ela já está nomeada no gabinete do senador Esperidião Amin. Na nova função, Dalvania vai ter mais liberdade para atuar na condição de pré-candidata. A progressista é, pelo menos por ora, o único nome praticamente confirmado para o pleito.

Na região

Por falar em Amin, ele cumpre roteiro nesta quinta-feira pelo Sul do Estado. Aproveita o recesso no Congresso Nacional para percorrer o Estado e organizar o partido para a disputa eleitoral do próximo ano. O PP comanda a maioria dos municípios da Amrec e espera se manter nesta condição.

Quer participar

A Cooperaliança deve, já nos próximos dias, implantar uma rua piloto com iluminação em Led na área central de Içara. Presidente da Cooperativa, Reginaldo de Jesus, afirma que depois do teste, a empresa pretende elaborar um projeto para participar de licitação e explorar o serviço na cidade. “Ainda não implantamos essa rua piloto porque estamos pesquisando os melhores produtos. Queremos algo que de fato faça a diferença”, argumenta.

Sem 5

Tem projeto na Assembleia Legislativa de Santa Catarina querendo proibir o uso do 5G em Santa Catarina. Proposta é do deputado Marcius Machado. Ele cita supostos testes holandeses que indicam a tecnologia como arriscada para a saúde da população. Projeto deve começar a tramitar após o recesso parlamentar

Transexual

Projeto do deputado Ricardo Alba, que tramita na Alesc, proposta quer vetar a atuação de atletas transexuais em equipes que correspondam ao sexo oposto ao de nascimento. A proposta ainda está nas comissões, mas se for aprovada prevê multa de 10 mil reais para o clube que desobedecer a regra.

Praças novas

Duas comunidades de Içara devem ganhar, até o mês de outubro, duas novas praças. As obras estão sendo executadas no bairro Presidente Vargas e no Demboski. “Se não houver um longo período de chuva o cronograma vai ser cumprido e as duas obras serão inauguradas em agosto. Estas duas praças terão um diferencial. Serão praças cercadas. Isso vai permitir o fechamento a noite e reduzir o risco de vandalismo”, explica o secretário Arnaldo Lodetti Junior.

Rua coberta

Durante entrevista à Difusora ele também falou sobre as obras da revitalização da área central. “Nos próximos dias esperamos a liberação da Henrique Lage e também a Marcos Rovaris. Estamos também adequando o projeto da rua coberta para, em agosto, iniciar o processo licitatório”.

Agronegócio

O agronegócio deve receber um importante estímulo de R$ 7,5 bilhões de reais disponibilizados para empréstimo pela Caixa Econômica Federal. O valor representa um aumento de 50% em relação à safra passada. A medida visa incrementar os investimentos, comercialização e industrialização dos produtos do campo. O valor destinado para essa safra promete ser o maior da história da Caixa. Ricardo Rios, superintendente nacional de agronegócio da Caixa exemplifica a importância da medida, que tem os olhos voltados para o desenvolvimento do cooperativismo e os médio produtores.