Mais dois novos sacerdotes para a Diocese de Criciúma

A alegria toma conta de comunidades, vocacionados, benfeitores e famílias. No final deste mês de julho, dois novos presbíteros integram o clero da Diocese de Criciúma. No sábado, ocorreu a ordenação sacerdotal do diácono Jadilson Tasca, na Igreja Matriz Santo Alexandre, em Treviso. No dia 27, às 15 horas, acontece a ordenação sacerdotal do diácono Eduardo Felizardo de Andrade, na Catedral São José, em Criciúma. O bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, preside as duas celebrações.

Ambas as ordenações, seguindo o costume, são antecedidas por uma Semana Vocacional, quando ocorrem missas e visitas às famílias nas comunidades, promoção vocacional nas escolas, momentos de oração e adoração nas paróquias onde os vocacionados serão ordenados. Em Treviso, o período aconteceu de 15 a 19 de julho; em Criciúma, acontece de de 22 a 26.

Atualmente, a Diocese de Criciúma conta com 43 seminaristas diocesanos e 54 padres. Até o fim do ano, serão 57 deles, com a ordenação do diácono Richardson Souza, marcada para 21 de setembro.

Jadilson Tasca

O diácono Jadilson, filho de Rosina Aliati e Hilário Tasca, nasceu em 30 de agosto de 1989, em Lauro Müller (SC), e é irmão de Jaison, Giane e Jadilane. Sua paróquia de origem é a dedicada a Santo Alexandre, em Treviso, onde reside sua família e onde o chamado à vocação aconteceu, aos 21 anos de idade, quando questionado sobre a vocação para ser padre por uma liderança da paróquia, a amiga Lourdes Lorenzon. Mais tarde, recebeu o apoio do conterrâneo, padre Daniel Pagani, e do pároco da época, padre Arcângelo Bússolo, para entrar no seminário.

Seu lema de ordenação presbiteral é “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5), extraído do Evangelho que narra o milagre das Bodas de Caná.

Jadilson ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio (Nova Veneza), em 2011, cursou Filosofia no Seminário Filósofico de Santa Catarina (Brusque), de 2012 a 2014, e Teologia no Seminário Teológico Bom Pastor (Florianópolis), de 2015 a 2018. Atuou na Paróquia Santa Ana (Canelinha), comunidades Nossa Senhora de Fátima (Blumenau) e Santa Catarina de Alexandria (Brusque) e fez estágio pastoral nas paróquias São José (Criciúma) e São Miguel Arcanjo (Içara). Atualmente, está a serviço da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na região de Cidade Mineira (Criciúma), e é um dos assessores eclesiásticos da Catequese de Iniciação à Vida Cristã na Diocese. Jadilson cursou, de 2016 a 2017, pós graduação em Catequese, pela Faculdade Católica de Santa Catarina.

Eduardo Felizardo de Andrade

O diácono Eduardo, filho de Elizabete Felizardo e Valter José de Andrade, nasceu em 27 de agosto de 1981, em Criciúma (SC), e é irmão de Ellem e Beatriz. Natural da Paróquia Nossa Senhora da Salete, no bairro Próspera, hoje sua família é membro da Paróquia São José. A vocação de Eduardo surgiu após a realização de trabalhos pastorais e dedicando sua vida à Igreja.

Seu lema de ordenação presbiteral é “Seduziste-me, Senhor; e eu me deixei seduzir” (Jr 20,7). “Este lema sintetiza toda a minha história de vida e vocação quando, na juventude, aos 24 anos, fui atraído pela pessoa de Jesus Cristo. A partir deste encontro, minha vida tomou um novo sentido existencial, e percebi a voz interior que me impulsionava a consagrar toda a minha vida por esta bela causa que é o Evangelho. Minha decisão de entrar no seminário demorou um pouco, pois tinha consciência que esta opção muito nobre de ser padre, seria um caminho muito longo. O processo formativo no seminário levou dez anos, entre alegrias, incertezas e crises que fazem parte desse caminho, mas com a grande certeza de que Deus estava ao meu lado, como também amigos e a família, que me apoiaram e me levantaram nos momentos de queda. Quando comecei a dar resposta a este chamado, minha primeira intenção foi buscar ser um homem encontrado e feliz em minha vida. Na vocação sacerdotal, encontrei o que procurava. Nesta caminhada de discernimento vocacional, experimentei uma alegria interior que nunca tinha vivenciado, que me impulsionava a superar todos os desafios. Assim, quero ser um padre realizado enquanto pessoa, que anuncie com vivacidade a boa nova, acolhendo as pessoas e sendo uma presença da Igreja no meio do povo”, pontua Eduardo.