Local terá três pavimentos e deverá atender cerca de 40 mil pessoas por dia

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, afirma que a expectativa de conclusão das obras da nova unidade de saúde do centro de Criciúma seja concluída até dezembro deste ano. Será investido R$ 1,2 milhão na obra. A nova estrutura vai funcionar no prédio do antigo INPS, na Rua João Pessoa.

A edificação terá três pavimentos e a área contará com 1.182,57 metros quadrados. No pavimento térreo funcionará o Laboratório Municipal de Análises Clínicas, que contará com recepção, sala de espera, elevador, sala de microbiologia, sala de parasitologia, sala de coleta exames, sala de bioquímica e imunologia, laboratório de microscopia, laboratório de hematologia, distribuição de amostras, sala utilidades e esterilização, sala administrativa e sanitários.

Já o segundo pavimento contará com sala espera, sala de vacina com espaço para orientação ao viajante, farmácia, almoxarifado, copa e sanitários. No terceiro andar terá a UBS (Unidade Básica de Saúde) propriamente dita: recepção, sala espera, sala triagem, consultório ginecológico, consultório odontológico, sala de atividades coletivas, sala procedimentos, sala de curativos, sala de inalação, sala administrativa, sala de assistência social, sala de utilidades e esterilização, sala de agendamento e sanitários.

Região com 12 bairros

De acordo com o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, serão três andares transformados em duas unidades de Estratégia da Saúde da Família, para atender durante o dia, toda a região do município que compõem 12 bairros. Segundo ele, 40 mil pessoas serão atendidas por aquela unidade de Saúde.

“Não tenho dúvidas quanto à humanização que vamos ter ali, com elevador, com todas as condições de uma unidade humanizada, capacidade para pequenos procedimentos e para um ótimo atendimento clínico”, explica Acélio.

“A importância dessa obra é inquestionável. Pois ela beneficiar muito a população”, conclui.