Obra, que terá 90 metros de extensão, será realizada na Duque de Caxias

Seguindo a linha de outras duas cidades da Região Carbonífera, Forquilhinha e Nova Veneza, Içara se prepara para ter uma rua coberta. Essa é mais uma proposta do Governo Municipal para a região central da cidade. A obra, que terá 90 metros de extensão, será efetivada na rua Duque de Caxias.

Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Arnaldo Lodetti Junior, o projeto está em fase de conclusão e na sequência entra no processo licitatório. “Assim que os trâmites burocráticos estiverem concluídos, será entregue a ordem de serviço para o início imediato da obra. Pretendemos entregá-la no mês de dezembro”, revelou Lodetti, ressaltando que o projeto será inspirado no título recebido por Içara de capital catarinense do mel.

O secretário municipal também comentou que a proposta foi apresentada aos lojistas da cidade que aprovaram a ideia. “Pretendemos valorizar ainda mais o centro da cidade. A rua coberta possibilitará a realização de feiras, atrações culturais, entre outras atividades, ou seja, um excelente local para encontros e eventos”, disse Lodetti acrescentando que durante a semana a rua funcionará normalmente para o trânsito de veículos e estacionamento.

Aquecer o comércio

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara, Alexandre Fernandes, a obra vai influenciar significativamente no aquecimento do comércio. “Teremos um espaço aonde poderemos driblar as intempéries. Em dias chuvosos ou ensolarados, com muito calor, poderemos organizar promoções, trazer atrações, eventos gastronômicos como food trucks. Isso tudo contribui bastante com o aumento do movimento no comércio”, comentou, explicando que a rua tem uma excelente localização

“Acreditamos que o local será um atrativo a mais para que as pessoas venham para o centro e por ali permaneçam quando ocorrerem os horários especiais”, completa.

Além da rua coberta, a região central também passa por revitalização. Já está em andamento a segunda etapa da revitalização de ruas do centro de Içara. Nessa nova fase, serão recuperadas as ruas Ipiranga, Vitória, Sete de Setembro, Cel. Marcos Rovaris, Anita Garibaldi, Donato Valvassori e Altamiro Guimarães. Na primeira etapa foram incluídas as ruas José de Alencar, João Bonomo, trecho de lajotas da avenida Procópio Lima (entre a Marcos Rovaris e Amaro Maurício Cardoso), canal auxiliar na avenida Procópio Lima, e a revitalização da pista de caminhada da mesma avenida no trecho entre a Marcos Rovaris até o viaduto.