Os números

Jornal TN, de Criciúma, apresentou ontem números de pesquisa feita pelo IPC que avalia o desempenho do governo de Içara. Dados mostram um cenário semelhante ao de pesquisa de consumo interna realizada recentemente. Os que aprovam 100% o governo, representam 46% dos entrevistados. Há ainda um percentual de pouco mais de 30% daqueles que consideram o governo regular. Números também revelam que 57,3% da população aprova o estilo de governar de Murialdo e Sandro e também mostram uma elevação no grau de confiança no governo. Os números foram avaliados de maneira positiva no Paço Municipal. Primeiro, porque o governo está entrando na metade final do segundo mandato, onde desgastes são naturais. Segundo, porque a avaliação e secretarias mostram que é possível melhorar. A avaliação de pastas como Saúde, Infraestrutura e educação oscilam entre 60 a 80% de aprovação.

Sem dispensa

Câmara de Içara aprovou, na noite de segunda-feira, em primeira votação, projeto apresentado pelo vereador Lauro Nogueira. A proposta acaba com a votação de projetos com dispensa de pareceres no município. “Isso vai permitir uma análise mais aprofundada de cada projeto. Os vereadores tem responsabilidade e esse projeto vai criar um rito mais detalhado, definido para que cada proposta chegue ao plenário”, defende o vereador Lauro José Marques Nogueira

Luto

Câmara de Içara não realizou ontem a sessão itinerante, devido a morte da mãe do presidente Rodrigues Mendes, o Sapinho. Foi decretado luto oficial de três dias no âmbito do Poder Legislativo. A semana começou também com a morte do sogro do vereador Alex Michels. Pêsames a ambos e as suas famílias.

Relação com a Câmara

Últimas sessões da Câmara de Içara tem evidenciado que o governo precisa conversar melhor com o Legislativo. Principal queixa está relacionada ao não atendimento de indicações, em especial aquelas que tratam de melhorias de ruas, bocas de lobo e outros serviços corriqueiros. Nas últimas sessões, até mesmo os vereadores de situação tem se queixado da demora na resposta. Principal alvo é a Secretaria de Serviços Urbanos, da qual o titular é o vereador licenciado Geraldo Baldissera.

Futuro de Toninho

Há tempos o vereador Toninho de Mello vem sendo alvo de especulações sobre seu futuro político. O próprio Toninho já admitiu que vem sendo encorajado a mudar de partido. Admite inclusive convite para ser vice de Dalvania Cardoso, candidata do PP. No fim de semana, eles foram fotografados juntos no bairro Esplanada e a imagem postada nas redes ajudou a alimentar ainda mais as especulações.

No Rincão

E tem tucano se animando nos bastidores e preparando sua candidatura a prefeito do Balneário Rincão. Professor Fábio Freitas resolveu colocar o bloco na rua oficialmente. “Estou me colocando à disposição como pré-candidato a prefeito pelo PSDB em 2020 no Balneário Rincão. Agora é arregaçar a manga da camisa e organizar os trabalhos para consolidar todo o partido afim de agregar cada vez mais lideranças e estruturar as pré-candidaturas de vereadores também.  O PSDB está de portas abertas para receber qualquer que seja nomes de pré-candidatos, seja na majoritária como no legislativo”, afirma.

Reforma

Presidente da Fecam, prefeito de Tubarão Joares Ponticelli, voltou a defender a inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência. “Temos em Santa Catarina 69 municípios com regime próprio. A inclusão destes municípios na reforma da Previdência garante uma economia de 15 bilhões de reais em 20 anos. Isso é muito dinheiro. É fundamental para a economia que estados e municípios sejam incluídos também nessa reforma”, comenta.