Coluna José Adílio – 16/07/2019

105

Foco na temporada

Passada a Festa da Tainha, o foco da administração de Balneário Rincão é a temporada de verão. Próximos meses serão de muito trabalho, pois a principal meta é a conclusão da segunda etapa do calçadão antes da temporada. Previsão de entrega é para a primeira quinzena de dezembro. O prefeito Jairo Custódio impôs um ritmo forte de trabalho em sua administração e vem conseguindo manter este ritmo nestes dois anos e seis meses. Faltando um ano e seis meses para a conclusão do mandato, o ritmo precisa ser mantido para não haver riscos na tentativa de reeleição. O sucesso da Festa da Tainha mostra que a administração quer manter o nível até a conclusão do mandato.

Valorização da cultura

Um dos pontos alto da Festa da Tainha foi a valorização da cultura açoriana. A decoração com as características da terra pode ser percebida por todo o pavilhão onde estava a praça de alimentação. Também os trabalhos de artesanatos dos clubes de mães e das artesãs do município foram valorizados com o espaço criado para exposição. Na grade cultural, também tiveram várias apresentações com danças típicas açorianas. Balneário Rincão criando uma verdadeira identidade cultural.

Valorização política

O grande número de visitas de políticos de todo o Estado mostrou que os grandes eventos de Balneário Rincão contam com forte apoio. Durante os quatro dias de festa, vários prefeitos e deputados, principalmente da região Sul do Estado, prestigiaram a festa. Passaram pela estrutura da Festa, a deputada Ada de Luca, o deputado Luiz Fernando Cardoso Vampiro, o deputado Federal Ricardo Guidi, deputado Rodrigo Minotto, deputado José Milton Scheffer, dentre outras visitas de lideranças influentes em Santa Catarina. Para o deputado Ricardo Guidi, o prefeito encaminhou pedido para a concretização do projeto da implantação de um novo pórtico de entrada para o município. Deputado deverá fazer a ponte junto ao novo ministro do Turismo em Brasília.

Revisão Eleitoral

A baixa procura para a realização da biometria e revisão eleitoral em Balneário Rincão é preocupante. Faltando um pouco menos de quatro meses para o fim do prazo, ainda faltam oito mil eleitores fazerem a regularização. O Cartório Eleitoral de Içara está com um posto de atendimento aberto em Balneário Rincão para atender a população, mas em média apenas 30 pessoas estão procurando o local. O posto de atendimento fecha no dia 9 de novembro e após esta data, quem não realizar a revisão eleitoral terá o título cancelado e poderá não votar nas eleições de 2020.

Divulgação

O Cartório Eleitoral de Içara tem realizado um amplo trabalho de divulgação para evitar transtorno e filas nos últimos dias de vencer o prazo. A estrutura montada em Balneário Rincão tem capacidade de atendimento de 120 pessoas por dia, mas menos de 30 tem procurado o local diariamente. Na última semana, o chefe do Cartório de Içara, Marcos Moraes, procurou a Câmara de Vereadores, para que os parlamentares procurem alertar os eleitores da necessidade de regularização. Também na Festa da Tainha foi feita uma ampla divulgação.

Contenção das dunas

As obras da segunda etapa do Calçadão de Beira-Mar seguem em ritmo acelerado, com a empresa realizando os trabalhos de terraplanagem e de drenagem. Um dos trabalhos que requer mais atenção é a contenção das dunas que está sendo realizada, para que o meio ambiente não seja prejudicado com as obras. Com os trabalhos de contenção das dunas, a vegetação nativa será preservada, mesmo com as máquinas pesadas trabalhando no local.

Obra parada

De todas as obras licitadas no orçamento comunitário, em Balneário Rincão, a reforma e ampliação da Escola José Réus da Lagoa dos Freitas, está paralisada. Desde o começo dos trabalhos, a empresa vencedora da licitação não estava correspondendo às expectativas da Administração Municipal pela má qualidade dos trabalhos. Foi chamada atenção da empreiteira que tentou melhorar, mas mesmo assim, não correspondeu às expectativas. O contrato foi rompido pelo prefeito Jairo Custódio e a empresa foi suspensa por dois anos sem poder participar de licitações. Setor de licitação está fazendo estudo se chama a segunda colocada ou se realizada uma nova licitação.

Transporte público

Os vereadores Luiz Carlos Pinto, Everaldo Felipe, Charles da Rosa, Gustavo de Jesus, João Picollo, Jorge Amorim Costa e Ramires Lino, protocolaram requerimento pedindo ao presidente da Câmara, Mauri Viana, a criação de Comissão Especial de Transporte Público, para discutir assuntos relacionados ao mesmo. Vereadores querem que os moradores dos bairros sejam melhores atendidos no sistema de transportes. Alguns bairros mostram carência no atendimento.

Reforma da Previdência

Nesta quarta-feira, dia 17, às 19h30, no Mampituba Rincão Praia, será realizada palestra com o tema reforma da Previdência. O evento é promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Balneário Rincão (Acibri). A palestra será ministrada pelos especialistas Jorge Rodrigues e Marcírio Colle Bittencourt. As inscrições são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas pelos fones: (48) 99163-6578 e 99987-0276.