Começa hoje a Festa da Tainha

118

Com expectativa de receber mais de 60 mil pessoas até o domingo, evento chega na 24ª edição

A partir desta quinta-feira, todos os caminhos levam ao Balneário Rincão. Até o domingo, o município sedia a 24ª Festa da Tainha. E desta vez, com um espaço novo, em frente ao calçadão da beira mar, o novo ponto turístico do local.

“Além da estrutura, da tainha e shows, o calçadão será um atrativo a mais para o visitante aproveitar nossa festa. Estamos nos organizando para melhor atender nosso público e a expectativa é boa. Resgatamos essa festa, pois sabemos da importância dela pra desenvolver nosso turismo e tem dado certo”, comemora o prefeito Jairo Custódio.

Entre as atrações, shows nacionais como Dazaranha, Munhoz e Mariano, e Yasmin Santos, além de apresentações culturais de artistas da região, parque de diversão e expositores. Mas a tainha será a grande protagonista da festa.

Dez restaurantes irão disponibilizar tainha escalada, frita, assada e escabeche, além de outros frutos do mar. “Aguardamos mais de 60 mil pessoas nos quatro dias de festa. Uma estrutura confortável para que todos possam aproveitar. Nossa área gastronômica este ano está com mais espaço para que nossos visitantes possam saborear uma tainha”, destaca o presidente da organização da festa, Fernando Casagrande.

Uma iniciativa que deu certo e será mantida neste ano será o prato social, também à base de tainha, mas com um preço mais acessível. “Para quem quer comer bem, não pode ou não quer gastar muito, tem a opção do prato social”, conta Fernando.

Os shows

A programação começa cedo. A partir das 9h, os expositores já estarão no local. Às 11h30, será aberta a praça gastronômica. A solenidade de abertura está marcada para as 21h, seguida por atrações regionais, e a banda Dazaranha encerra a primeira noite da Festa, a partir das 23h30.

Na sexta-feira, durante todo o dia, serão realizadas atrações culturais, e a dupla Munhoz e Mariano, donos do megahit Camaro Amarelo, são os responsáveis pelo show principal. Já no sábado, seguem as apresentações de toda a região, e quem sobe ao palco principal, à meia noite, é a cantora Yasmin Santos, que vem pela primeira vez ao Sul do Estado. E no domingo, o encerramento ficará com a banda Matusa.

“Tudo é gratuito. Só nos shows principais, quem quiser ficar mais perto do artista, mais perto do palco, pode comprar o ingresso para a área VIP. Mas se quiser ficar na pista, não precisa pagar nada”, explica Fernando.

Público

A expectativa da organização, é que durante os quatro dias, 60 mil pessoas passem no Balneário Rincão. No ano passado, foram consumidas 11 toneladas de tainha, números que devem se repetir neste ano.

“Como os shows são gratuitos, tem muita gente que se preocupa com a segurança, mas tudo foi planejado para isso. Podem vir tranquilos, pois será uma festa bem família”, conta a rainha da festa, Thayane Nesi Teixeira.

A corte, aliás, passou por toda a região, convidando para que conheçam não apenas a festa, mas um “novo Rincão”. “Quem não vem há tempos, vai se surpreender ao ver que o Rincão não é mais o mesmo. Está cada vez melhor, mais agradável. Venha ver o que a nossa terra tem a oferecer”, convida a 1ª princesa Luisa Bonella.

“Nosso município gira em torno da festa. Os comerciantes se preparam, já que impulsiona a economia. Nós resgatamos a festa e colocamos em um patamar acima. Hoje é uma das grandes festas da região”, completa Fernando.

PROGRAMAÇÃO PARA QUINTA E SEXTA-FEIRA

11/07 – Quinta-feira

9h – Acolhida aos expositores

11h30 – Abertura da Praça Gastronômica da Tainha

19h – Cristian Aguiar

20h30 – Atração cultural – Associação Coral de Balneário Rincão

21h – Solenidade de abertura com o Coral Municipal

22h – Show com Mistura Fina (Arena de Show)

23h – Fechamento dos estandes (internos e externos)

23h30 – Show nacional com Dazaranha

2h – Encerramento

12/07 – Sexta-feira

10h – Abertura dos estandes e pavilhão de expositores

10h30 – Início das atividades para a terceira idade

11h30 – Abertura da Praça Gastronômica da Tainha

11h45 – Voz e violão com Paulinho

13h30 – Apresentação dança terceira idade – Balneário Rincão

14h – Apresentação dança EFIAS de Içara

14h – Baile da terceira idade

19h – Abertura da Praça Gastronômica da Tainha

19h – Apresentação do boi de mamão – escola Melchiades – Balneário Rincão

19h – Apresentação do pau de fita – escola Melchiades – Balneário Rincão

20h – Dança açoriana infantil de Içara

21h – Voz e violão com Kamila Velho

21h – Grupo de Dança Açoriana de Içara

22h – Luiz Henrique – voz e violão

22h – Show com Emanuel

23h – Fechamento dos estandes (internos e externos)

23h30 – Show nacional com Munhoz e Mariano

2h – Encerramento