Coluna Jozé Adílio – 09/07/2019

38

Educação

Na pasta da Educação, Balneário Rincão tem passado por uma revolução. A expectativa é de que os projetos não tenham curto prazo, e sim sejam duradouros para o bem dos moradores. Após anunciar parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) para a instalação de polo de ensino no município, a Administração Municipal assina nesta semana um termo de cooperação técnica com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSC) para a oferta de cursos rápidos, que não exijam grau de escolaridade atendendo a demanda local. Inicialmente serão oferecidos os cursos de auxiliar administrativo (40 vagas) e eletricista predial de baixa tensão (20 vagas), com previsão também do curso NR 10 – Segurança na Instalação Elétrica. O termo assinado será prevê uma extensão do polo de Criciúma do Instituto Federal, em Balneário Rincão. Os cursos serão para qualificação, capacitação e aperfeiçoamento, com objetivo de preparação para o mercado de trabalho.

Votação na Câmara

Para que o termo seja assinado entre a Prefeitura de Balneário Rincão e o Instituto Federal, foi necessária a colocação do projeto em regime de urgência, com a secretária de Educação Jucilene Fernandes comparecendo no Legislativo e explicando aos vereadores o motivo da urgência. Para que os cursos sejam validados, eles precisam ser encaminhados para o Instituto Federal até o dia 17 de julho, por isso, foram realizadas duas sessões extraordinárias na quinta-feira e na sexta-feira, para que o projeto fosse aprovado com duas votações. A expectativa é de as aulas já começarem no fim do mês, tendo a Escola Arroio Rincão como sede.

Cursos da Unesc

Já o convênio com a Unesc prevê a realização de três cursos, com previsão de início no primeiro semestre de 2020. Serão executados no polo a ser instalado em Balneário Rincão, os cursos de Pedagogia, Administração e Turismo, com foco do desenvolvimento. No começo de agosto, a previsão é do lançamento do site Unesc Virtual de Balneário Rincão. A Secretaria de Educação de Balneário Rincão deverá definir nos próximos dias, os critérios para a realização das matrículas e quem deverá ter direito de poder realizar os cursos.

Festa da Tainha

A expectativa dos organizadores da Festa da Tainha, que começa nesta quinta-feira, dia 11, é de que passe nos quatro dias de festeja mais de 60 mil pessoas. A festa vai evidenciar a gastronomia, tendo a tainha como prato principal, e terá no palco alternativo uma vasta programação com apresentações culturais dos talentos da região. A grade dos shows nacionais tem para o dia 11, o grupo Dazaranha; dia 12, Munhoz e Mariano; dia 13, Yasmin Santos; e dia 14, banda Matusa. A organização espera que o frio não esteja tão intenso como ocorreu neste fim de semana.

Progressistas

Em reunião da Executiva realizada na última quinta-feira, o Partido Progressista (PP) de Balneário Rincão, definiu os pré-candidatos para as eleições municipais de 2020. Os pré-candidatos na majoritária serão o vereador Gustavo de Jesus, o ex-vice-prefeito de Içara Naelti Viana, e a professora Alessandra da Luz. Outro encaminhamento definido no encontro é de que o PP estará aberto a possíveis coligações, incluindo o MDB do prefeito Jairo Custódio.

PSDB

O PSDB de Balneário Rincão também tem intenção de lançar candidatura à prefeitura do município. Os tucanos passaram por uma renovação com a possibilidade da chegada de tradicionais lideranças. O ex-vereador por Içara Jurê Bortolon tem coordenado os trabalhos. O partido trabalha para formar uma nominata de candidatos a vereadores. O PSDB também trabalha para ter candidato a prefeito, com pelo menos quatro pré-candidatos.

Contas aprovadas

O prefeito Jairo Custódio teve as contas do ano de 2017 aprovadas na Câmara de Vereadores na última sessão ordinária. A aprovação credencia ainda mais o prefeito a disputar a reeleição. Pelo cenário atual e pela boa administração, Jairo Custódio desponta como um dos favoritos a sair vencedor nas eleições do próximo ano.

Calçadão

As obras da segunda etapa calçadão da Beira-Mar começaram na última semana com a retirada das lajotas. O próximo passo será a realização da terraplanagem e as obras de drenagem. A empresa Setep garante que conseguirá concluir a obra dentro do prazo estipulado, com a possibilidade de inauguração na primeira quinzena do mês de dezembro, para que os veranistas e moradores possam usufruir na alta temporada.

Berçário

A secretária de Educação de Balneário Rincão Jucilene Fernandes anunciou que o edital de convocação para a abertura do primeiro berçário no município será lançado em agosto. A obra já está pronta desde o começo do ano. Juci garante que o berçário entrará em funcionamento ainda neste ano. Para 2020, já será esperado a abertura do segundo berçário no centro do município.