Observatório quer se espalhar

A força e a importância do Observatório Social será tema de palestra na próxima segunda-feira, na sede da Acic, em Criciúma. Evento terá a presença do presidente do Observatório Nacional, Ney Ribas. Segundo o responsável pelo observatório Social de Içara, Renato Brígido, o encontro será importante para incentivar o surgimento de novos observatórios na região. “Esse é um trabalho importante e que precisa ganhar presença em novas cidades. O trabalho do observatório é voluntário, apolítico e ajuda na boa utilização dos recursos públicos. Em Içara, temos uma parceria muito boa com o governo, que nos garante espaço em todas as licitações e portas abertas sempre que preciso. Tem sido muito positivo e não temos registro nenhum problema nas ações em andamento. Esse é o papel do observatório, ajudar. É o deixar de ficar reclamando pelos cantos e participar’, pontua.

À francesa

Ministro Sérgio Moro pediu afastamento de 10 dias. Alega que vai tratar de assuntos pessoas. Nos bastidores, no entanto, a aposta é de que ele vai aproveitar para sair à francesa e deixar o governo em função dos vazamentos de supostas conversas atribuídas a ele e a procuradores da Lava Jato

Afastamento

Vereador Ademir Honorato pediu dez dias de afastamento das funções na Câmara de Criciúma. Sai em viagem particular, para honrar um compromisso que, segundo ele, havia sido assumido há pelo menos um ano. “Mas não haverá qualquer prejuízo para a CPI do Criciúmaprev. Volto antes da entrega dos documentos que faltam para a conclusão dos trabalhos”, assegura.

Teste

Fim de semana foi de teste para implantação do serviço aeromédico em Criciúma. Expectativa é que em no máximo 30 dias se tenha uma definição sobre o assunto. Restam detalhes para ativar o serviço. “Foi importante porque serviu para mostrar a importância do serviço. No final da simulação, o helicóptero foi a Timbé do Sul fazer um resgate real e o socorro chegou em 15 minutos. Fosse por terra seria necessário quase duas horas. Então agora vamos finalizar o projeto e apresentar as autoridades. É um serviço para 1 milhão de pessoas”, explica o vereador Tita Belloli.

Contagem regressiva

Balneário Rincão começou em contagem regressiva para a Festa da Tainha. Evento abre oficialmente na quinta-feira e segue até domingo, com expectativa de recorde de público. Shows nacionais de Dazaranha, Munhoz e Mariano e Yasmin Santos. “Tudo gratuito, com conforto e segurança para todos os visitantes. Expectativa de um grande evento”, explica Fernando Casagrande

Sem Reajuste

Prefeito Clésio Salvaro confirmou assunto já antecipado. Tarifa do Transporte Coletivo de Criciúma não sofre reajuste. É o segundo ano consecutivo sem aumento o que faz da tarifa da cidade a mais atrativa de Santa Catarina. “Objetivo é fortalecer o nosso transporte coletivo cada vez mais e melhorar a mobilidade do município”, ressalta o prefeito.

Encaminhada

Situação da Rodovia Jorge Lacerda foi discutida na última semana em uma audiência pública. Ficou acertado que o acesso Sul a Criciúma terá uma medida paliativa ainda este ano e que os deputados irão se esforçar para garantir que a obra entre no orçamento do próximo ano.

Nas escolas

Saúde de Içara está percorrendo as escolas do município para orientar sobre saúde bucal. Meta, além da parte educativa, é também tratar as crianças que apresentam problemas com cáries. Toda a ação é feita em parceria com as agentes comunitárias de saúde, que ficam responsáveis por fazer esse contato com a família e flexibilizar um horário de atendimento.

Avaliando

Deputado Rodrigo Minotto admitiu na manhã desta segunda-feira, durante entrevista à Difusora, que estuda sim a possibilidade de disputar o governo de Criciúma. “Tenho sido incentivado e estimulado por muita gente. De fato estou analisando essa possibilidade e na hora certa vou me posicionar”.