Projeto se encontra nas comissões permanentes da Câmara e posteriormente será colocada em votação

Há anos, uma possível delimitação da Grande Vila Nova como um distrito é pauta entre comunidade e os poderes executivo e legislativo. E essa discussão pode chegar a um consenso.

O prefeito Murialdo Canto Gastaldon encaminhou um projeto de lei para a Câmara de Vereadores de Içara, com a intenção de delimitar a área. Porém, não há uma previsão de criação de estrutura.

“O projeto visa apenas, em primeiro momento, especificação e delimitação de área de distrito. Encaminhei esse projeto atendendo um pedido da comunidade”, explica. A criação de alguma estrutura administrativa (intendência, subprefeitura) não está contido no projeto.

De acordo com o vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho, é possível que o projeto vá para votação e seja aprovado. “A gente está conversando com os vereadores e acredito que possa dar certo. Cada comissão vai ter a sua discussão, depois vamos conversar com as lideranças. Agora vamos começar as conversações sobre o assunto”, explica.

Segundo ele, é preciso aguardar os trâmites, pois alguém pode pedir vista do projeto. “Foi protocolado nesta terça-feira na Câmara e lido. Então provavelmente no início da semana já será analisado pelas comissões”, projeta o vereador.

Geração de empregos

Esse projeto foi encaminhado pelo poder executivo porque nenhum vereador pode propor um projeto que gere custos aos cofres públicos. Ao ser questionado sobre os possíveis benefícios da criação e estruturação de um distrito na Vila Nova, Polakinho afirma que a principal melhoria seria com relação à agilidade e a geração de empregos.

“Acho que nós teríamos uma melhor estrutura para resolver as coisas in loco. Além disso, as coisas aconteceriam mais rapidamente. A infraestrutura melhoraria e poderia trazer até mais empreendimentos para a grande vila nova”, ressalta o vereador.