Conselho do HSD decidirá sobre ativação da UTI na segunda-feira

47

Administração irá ponderar contrapartida do estado e origem dos recursos para custeio da UTI

A reunião para definir o futuro da UTI no Hospital São Donato está marcada para a segunda-feira, dia 1°, às 8h. Os três conselhos do hospital irão discutir sobre a possibilidade de ativação dos 10 leitos que estão prontos. A reunião estava marcada para ontem, mas foi adiada em razão da indisponibilidade de alguns integrantes.

Segundo o presidente do HSD, Zinho Casagrande, como a proposta do Governo do Estado acarreta em um déficit de R$ 160 mil ao mês na manutenção dos leitos, terá que ser definido de onde o restante do recurso seria disponibilizado. Conforme ele, caso seja aprovado, os recursos obtidos seriam de emendas parlamentares de custeio.

“A princípio, acho difícil arriscar. Mas a decisão será tomada em conjunto. Caso seja aprovado, a gente buscará a contratualização com o Governo Federal. Não tem uma data prevista para abrir, pois é um processo burocrático”, revela Zinho.

Segundo ele, será necessário cobrir o déficit para fazer a UTI funcionar. Representantes do da Secretaria de Estado da Saúde solicitaram que a UTI seja ativada e, posteriormente, o Estado faria um check list e começasse a repassar os valores mensalmente.

“A contrapartida do Estado não é suficiente. O hospital presta atendimento para a comunidade e o Estado tem a obrigação de prover isso. Sabemos que o Estado investiu nos equipamentos, mas nós precisamos de R$ 400 mil. Ninguém (funcionários) vai trabalhar de graça”, pontua.