RS lança Frente Estadual do Carvão Mineral

Com a presença do deputado federal Afonso Hamm (PP/RS), vice-presidente da Frente Parlamentar do Carvão Mineral na Câmara Federal, foi lançada esta semana, em Candiota (RS), a Frente Estadual do Carvão Mineral e Polo Petroquímico. Hamm destaca que as duas frentes vão desenvolver um trabalho em conjunto no sentido de oportunizar mais garantias ao setor, como linhas de financiamento para construção de novas usinas, a busca de novos leilões para que mais usinas se estabeleçam na região e efetivar uma política industrial, buscando energia firme e segura e de baixo impacto ambiental. “Precisamos ampliar a participação do carvão na matriz energética por ser estratégica para o desenvolvimento”, aponta. A Frente Parlamentar gaúcha é presidida pelo deputado estadual Fábio Branco (MDB/RS) e a da Câmara Federal é presidida pelo deputado federal Daniel Freitas (PSL/SC). O ato foi realizado na Câmara de Vereadores de Candiota, com a presença de autoridades do setor, prefeitos e vereadores da região. No Congresso Nacional, Hamm foi presidente da Frente Parlamentar do Carvão Mineral por dois mandatos e destaca algumas conquistas como a inclusão do carvão mineral no leilão de energia A-5, a construção da UTE Pampa Sul, as garantias de produção que oportunizam a geração de emprego e renda na região. “Fruto do resultado de muito trabalho. Vencemos paradigmas do preconceito com o carvão mineral, uma vez que avançamos nos controles ambientais. A UTE Pampa Sul é um exemplo do esforço que fizemos para a conquista do licenciamento ambiental”, relata.

Forquilhinha preserva sua história

O imóvel que abriga o Museu Anton Eyng foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural, em Forquilhinha. Após o levantamento do inventário e parecer técnico, o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac) fez a solicitação ao prefeito Dimas Kammer, que deferiu o tombamento por meio do decreto n°

79/2019 publicado no diário oficial. A edificação com características arquitetônicas estilo colonial é uma das mais antigas casas do município de Forquilhinha e foi construída em 1926 no centro da cidade pelo senhor Anton Eyng. Este é o terceiro tombamento do patrimônio histórico e cultural de Forquilhinha. O primeiro ocorreu em junho de 2014, pelo decreto nº 079/2014, denominado Antigo Hotel, construído em 1949 no Centro da cidade. A casa foi toda restaurada e mantida as suas características arquitetônicas originais. A segunda é a Casa Guinzani, construída em 1940 e que atualmente está sendo restaurada no bairro Vila Lourdes.

Atrações nacionais em Criciúma

O Teatro Municipal Elias Angeloni, de Criciúma, será palco de diversas atrações nacionais durante os próximos meses, informa a diretora do Teatro, Cida Floriano Panato. Entre elas, o show de humor ‘Badin – O Colono’ vai abrir a agenda do mês de julho no dia 5, às 20h, mostrando situações do cotidiano da colônia de forma bem-humorada. Já no dia 7 de julho, às 16h, o espetáculo de dança ‘Emoções Especiais’, promovido pela Escola de Dança Sheila Ballet Coach, enfatizará a inclusão de crianças especiais. Em agosto, dia 17, às 21h, o ‘Pretinho Básico’, um dos programas de rádio mais ouvidos do Brasil, deixa os estúdios para mostrar à plateia, ao vivo e sem cortes, como é produzido o programa. No dia 19 de outubro, às 20h, mais de 130 bailarinos exibirão danças e culturas de diferentes países no espetáculo de dança ‘Uma Volta ao Mundo Dançando’.

EXPRESSAS

  • RUBENS Costa, 94 anos, foi a principal presença na festa dos 75 anos da Acic, em Criciúma, dia 18 de junho. Afinal, ele assinou a ata de fundação da instituição, em 1944, e é a única presença daquela época ainda em nosso meio.
  • CONTA Rubens Costa que, na verdade, quem deveria assinar a ata era seu pai, Mansueto Costa, que não pode comparecer e enviou o filho Rubens para representá-lo. Bom para nós, que conhecemos detalhes da história por quem a presenciou.
  • PRESIDENTE da Acic, Moacir Dagostin, lançou na oportunidade dos 75 anos da instituição o Prêmio Acic Empresário do Ano.
  • CLEITON Salvaro (PSB) poderá aumentar o índice de deputados estaduais da região. Decisão poderá sair dia 10 de julho no Tribunal Regional Eleitoral, em Florianópolis.
  • SALVARO ficou na primeira suplência nesta legislatura, o titular Bruno Souza foi eleito pelo PSB, mas saiu do partido, e agora o TRE vai decidir de quem é a vaga na Assembleia Legislativa.
  • CRICIÚMA realizou esta semana seu III Fórum de Turismo, com apresentação do Plano Municipal de Turismo, elaborado com a participação de diversos setores da sociedade.
  • APESAR dos esforços do Diretor de Turismo de Criciúma, Ismail A Ismail, que relatou ter enviado mais de 150 convites para o evento, houve pouca participação do público, sinalizando, talvez, que a cidade ainda não despertou para a importância desta indústria.
  • NOVA Veneza continua na liderança de organização turística na região.

“A prioridade do governo para o semestre é a reforma da Previdência, mas o Ministério da Economia já discute uma pauta para geração de emprego, com foco na infraestrutura e na Reforma Tributária”. Jornalista Claudio Humberto, de Brasília/DF

Joice Quadros – Bacharel em Jornalismo (UFRGS). Pós-graduada em Educação e Gestão Ambiental. Especialista em Endomarketing e Comunicação Empresarial. Pesquisadora. Autora de livros de pesquisa histórica e biografias. Cadeira 28 da Academia Criciumense de Letras.