Sábado é dia de exame na praça

30

Ação será realizada pela manhã, através de uma parceria entre o Rotary Clube e a Secretaria de Saúde de Içara

A Praça da Matriz São Donato é o espaço reservado, no sábado, para cuidados com a saúde. Uma parceria entre o Rotary Clube de Içara e Secretaria municipal de Saúde levará testes rápidos de hepatites virais ao centro da cidade. A ação acontece das 8h às 12h.

Segundo a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, as parcerias são sempre bem vindas. “O envolvimento de todos é muito importante nas ações voltadas à saúde da população. Estaremos disponibilizando profissionais que realizarão os testes rápidos, darão os resultados e farão os devidos encaminhamentos caso haja exames positivos”, explicou.

Jaqueline ainda ressaltou que a ação tem por objetivo detectar as hepatites, que são transmissíveis. “As pessoas precisam buscar informações, fazer os exames e buscar, se necessário, o tratamento o mais rápido possível. Vale ressaltar que esse tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo SUS”, assinalou.

Já o presidente do Rotary de Içara, Alcino Fernandes Neto, afirma que esta é a primeira ação do Rotary de Içara voltado à hepatite. “O Rotary na Praça tem como tema, pela primeira vez, hepatites virais. Hepatite é uma doença grave e silenciosa que precisa de atendimento específico. Contar com a parceria da Secretaria de Saúde é fundamental para a realização desta e de outras tantas ações que realizamos”, comentou acrescentando que os membros do Rotary estarão no centro abordando as pessoas, detalhando a ação, “divulgando e incentivando os cidadãos a realizarem os testes”.

Tratamento

Samira Abdenur, psicóloga do Programa Municipal IST/HIV/ HV, para o qual os resultados positivos serão encaminhados, comenta que há tratamento para a hepatite. “A hepatite B tem tratamento, mas isso será avaliado após exames realizados e analisados pelo infectologista do programa, pois a doença lesiona o fígado e dependo desta lesão há ou não a cura. Por isso a importância de se detectar a doença em seu início. O tratamento é feito pelo período de três meses”.

A psicóloga também declara que para a hepatite B existe vacina e a mesma pode ser aplicada nas unidades de saúde e para toda a população, mas ambas tem tratamento. “Já para a hepatite C não existe vacina. Vale lembrar que as hepatites são transmitidas por meio de material cortante ou perfurante compartilhado e com sangue, e a B também é transmitida sexualmente. Por isso alertamos para o uso de preservativos, materiais descartáveis para tatuagens, por exemplo, e equipamentos próprios para fazer as unhas”.

O Programa Municipal IST/HIV/ HV oferece também tratamento e acompanhamento para pacientes portadores de HIV, tuberculose e hanseníase.