Dia D para a UTI

Direção do Hospital São Donato vai definir hoje, em reunião do conselho, se abre ou não os 10 leitos de UTI. A principal preocupação está relacionada aos custos do setor. “Temos que abrir os leitos, colocar em funcionamento para que depois o Estado faça uma vistoria, assine um convênio e que lá na frente possamos firmar o convênio com o Ministério da Saúde. Para abrir teremos que ter coragem e abrir um serviço caro sem garantia qualquer”, explica Júlio de Luca, que tem uma posição bem clara. “Minha defesa é pela abertura da UTI, trabalhamos para ter o serviço funcionando e precisamos dar esse passo, mas a decisão é do conselho”.

Os salários

Em tempos de reforma da Previdência, chama a atenção os valores pagos para os funcionários públicos aposentados do município de Içara, um cenário que é também a realidade de muitos municípios e estados.  Pelo menos 28% dos 269 servidores já aposentados pelo Içaraprev recebem acima do Teto do Regime Geral da Previdência. São salários que vão dos R$ 6,6 mil aos mais de R$ 16 mil. A média destes vencimentos acima do teto é de 8 mil. É preciso dizer que em nenhum destes casos há ilegalidade, mas há em cada um deles um risco para a saúde financeira do município. São valores muito acima do que é pago para trabalhadores da iniciativa privada, para gente da ativa. Essa é sim a reforma mais urgente a ser feita sob pena de que no futuro podemos experimentar aqui o que já é vivido no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro.

Aeromédico

Equipe que vem discutindo a implantação do serviço aeromédico no Sul do Estado programa para o próximo dia 7 de julho uma simulação. “Vamos fazer uma demonstração da importância deste serviço. O simulado será pela manhã no Parque das Nações. É mais uma maneira de pressionar as autoridades para colocar esse serviço em prática e ajudar a salvar vidas”, explica o vereador Tita Beloli.

Fala Içara

Ontem foi dia de mais uma edição do Fala Içara. Encontro desta vez foi realizado no bairro Vila Nova para ouvir as prioridades da comunidade. “Momento para apresentar o que os moradores querem e conferir também o que já foi feito. É um momento importante de participação dos bairros”, defende o vereador Pedro Mazzuchetti.

Itinerantes

Plenário do Legislativo de Içara vota na próxima semana proposta para as sessões itinerantes. Segundo o presidente Rodrigues Mendes a proposta será aprovada e a primeira sessão está definida. “Dia 16 vamos fazer a primeira sessão na comunidade do bairro Esplanada. Teremos também no Presidente Vargas, na Vila Nova e na Boa Vista”, explica Rodrigues Mendes Sapinho

Não passa

Proposta do deputado Rogério Peninha Mendonça para unificar o processo eleitoral não deve avançar no Congresso Nacional. Expectativa esfriou depois que a CCJ não colocou o tema na pauta durante encontro da semana passada. Para valer já no ano que vem e adiar o processo eleitoral ampliando os atuais mandatos a matéria deveria ser aprovada e sancionada até o final de setembro.

Crescendo

Liderança do PRB na região o vereador Aldinei Poteleck aposta no crescimento da legenda no pleito do próximo ano.  Meta é manter a vaga em Criciúma e tentar marcar presença em outras cidades. Içara está na lista do partido.

Previdência

A Comissão Especial da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados encerrou ontem a fase de discussões do parecer do relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). O relator vai apresentar a complementação de seu voto, com algumas alterações ao seu texto original, hoje, a partir das 9h. Segundo o presidente da comissão, após a leitura da complementação de voto, serão apreciados os requerimentos de adiamento da votação do parecer do relator no colegiado. Após a votação do relatório na comissão especial, o texto será apreciado no plenário da Câmara e precisará de uma aprovação de três quintos dos deputados (308) em dois turnos. Caso aprovada, a proposta segue para análise dos senadores.

Lula

O Ministério Público Federal (MPF) entregou ontem ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) parecer que recomenda o aumento da pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na ação do sítio de Atibaia, segunda condenação dele na Operação Lava Jato. Ainda não há data para julgamento na segunda instância. Na primeira instância, a Justiça Federal do Paraná condenou Lula a 12 anos e 11 meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A defesa já havia protocolado no TRF-4 as alegações contra a decisão, no começo de junho. O órgão requer, por exemplo, que Lula seja condenado por mais um crime de corrupção passiva, em relação as reformas feitas pelo pecuarista José Carlos Bumlai no sítio. Em primeira instância, o ex-presidente foi inocentado do crime de corrupção, mas condenado por uma lavagem de dinheiro relacionada à reforma. Para o MPF, no entanto, a lavagem de dinheiro foi anterior à corrupção, e não teve participação de Lula. Pelos crimes já reconhecidos na primeira instância, o MPF quer o aumento de pena de Lula, considerando agravantes como, por exemplo, o fato de ser figura pública.