Coluna José Adilio – 25/06/2019

67

Especulações

Passadas as eleições estaduais, o foco se volta para as eleições municipais. Em Balneário Rincão, não existe nada de oficial, mas nos bastidores, os trabalhos vêm sendo realizados com reuniões e encontros dos principais líderes partidários para que os nomes sejam alinhavados para o mês de outubro de 2020. A candidatura à reeleição do prefeito Jairo Celoy Custódio (MDB) é cercada com muita articulação a começar pela reedição da dobradinha com o vice-prefeito Luiz Gustavo da Luz Neto, o Luizinho (PSD). Existe uma busca por novos partidos para fazerem parte da coligação como o PP, que nas eleições passada foi adversário na chapa do PT de Décio Góes. No fim do mês de maio, o prefeito e o vice-prefeito estiveram com o presidente do PP, Pedro da Luz, o Nem, no gabinete do deputado estadual José Milton Scheffer na busca de uma costura com os progressistas. Os dois partidos também querem contar com o apoio de forma direta do médico Celso Tadeu de Meneses, que deixou a presidência do PSD, mas que continua no partido.

Encontro do PSL

O primeiro encontro do PSL de Balneário Rincão para tratar das eleições municipais de 2020 teve como definição que o partido terá candidato a prefeito e sem possibilidade de aproximação com a coligação que trabalhará a reeleição de Jairo Custódio (MDB). O partido começou a trabalhar a nominata dos candidatos a vereador, pois quer ter representantes na Câmara na próxima legislatura. O PSL vai trabalhar para contar com o retormo do apoio do governador Carlos Moisés, com vídeos de apoio para serem trabalhados nas redes sociais e até a vinda em Balneário Rincão para fortalecer a candidatura de um integrante do PSL. Há chances do governador estar em Balneário Rincão, se for confirmada a candidatura de Daniel Freitas em Criciúma.

Jorge Mosquito

O vereador e ex-presidente da Câmara, Jorge de Amorin Costa, o Mosquito, também tem manifestado interesse em ser candidato a prefeito em 2020. Filiado ao PSC, Jorge do Mosquito ainda não definiu qual a sigla que irá se filiar para concorrer à prefeitura. Ele deverá esperar a última janela no mês de abril do próximo ano para a definição, para evitar transtorno de algum suplente da coligação que o elegeu entrar na justiça pedindo a cadeira. No começo do ano, chegou a ter uma movimentação de um grupo, em que o vereador fazia parte, de filiação no DEM, mas como alguns integrantes do grupo não mantiveram a posição, o projeto ficou de lado e agora entrou em fase de estudo.

Décio Góes 

Nesta corrida eleitoral para outubro de 2020, o PT trabalha em silêncio e acompanha as movimentações. O ex-prefeito Décio Góes, que já foi dado como integrante do PT de Criciúma, ainda tem sua base eleitoral em Balneário Rincão. O ex-prefeito pode ser a surpresa petista nas eleições do município. Ele tem estado um pouco afastado da política com o foco voltado aos trabalhos do seu escritório de arquitetura, mas tem acompanhado as movimentações na região como a vinda do ex-ministro da Previdência e do Trabalho Miguel Rosseto, do governo Dilma Rousseff, que esteve na região para debater a reforma da Previdência, que na visão dos petistas, é totalmente prejudicial aos trabalhadores. Décio tem até fim de setembro para definir a transferência ou não da base eleitoral.

Recuperação 

Uma das ruas mais afetadas com as chuvas do fim do mês de maio foi a avenida dos Esportes, no Centro de Balneário Rincão. Nada ainda foi feito para a recuperação da rua. Ela deve entrar no projeto de implantação da segunda etapa do Calçadão da Beira-Mar. Já que a parte mais afetada é no cruzamento com a Beira-Mar. O acesso as casas pelos moradores estão dificultadas, principalmente na última quadra, antes de chegar na beira-mar. Ordem de serviço para as obras do calçadão deve ser entregue nos próximos dias.

Festa da Tainha

O Lançamento da Festa da Tainha para a imprensa está marcado para esta quinta-feira. A divulgação nos veículos de comunicação e nos municípios da região Sul do Estado deverá se intensificar nestas duas próximas semanas. Festa da Tainha será de 11 a 14 de julho, no Calçadão da Beira-Mar. Os principais shows nacionais serão Munhoz e Mariano e Yasmim Santos. Comissão Organizadora espera um grande número de visitantes e a estrela principal da festa, mais uma vez, será a tainha, que será servida conforme o pedido. Mais uma vez, a festa terá o prato social, para que todos os presentes tenham condições de saborear um bom prato.

Rinconense

O começo do Campeonato Rinconense de Futebol será no dia 20 de julho. O jogo inaugural será entre o Brasil e o Atlético Pedreiras. As duas equipes entram na competição mais uma vez para brigar pelo título. Neste ano, o campeonato terá oito equipes, divididos em duas chaves. Tabela da competição está sendo confeccionada.

 Voluntários 

Grupo de voluntários que trabalham em prol do desenvolvimento de Balneário Rincão já começou os trabalhos para a confecção da decoração de Natal nas casas localizadas na Avenida Beira-Mar. Neste ano, o grupo quer estender os trabalhos para as casas que estão dentro do projeto da implantação da segunda etapa do calçadão. Levantamento de quantas residências a mais começou a ser realizado. A decoração das luzes de Natal na última temporada foi um dos cartões postais do município.