Negociação está em andamento e o nome das empresas não foi revelado

O Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, está em negociação com duas grandes empresas de transporte aéreo de cargas. A informação foi confirmada por André Constanzo, diretor comercial da RDL Aeroportos, empresa que administra o aeródromo.

Segundo ele, as empresas que estão em negociação são referências internacionais nesse ramo. “Caso a ampliação e operacionalização das empresas de carga se tornem realidade, isso gerará muitos empregos, arrecadação de impostos e contribuirá para o desenvolvimento regional”, projeta.

Caso seja formalizado um acordo, a empresa que administra o aeroporto irá requisitar junto ao governo do Estado a ampliação e alargamento da pista, além da construção de um terminal de cargas. “O DNA natural deste aeroporto é para ter capacidade de transporte de cargas. A divulgação dos nomes das empresas neste momento poderia acabar atrapalhando a negociação”, explica André Constanzo.

Reforma

Ainda em julho, o Governo do Estado irá realizar uma reforma no aeroporto. Nesta reforma serão realizados serviços de manutenção, reforma do telhado e construção de mais um acesso aos bombeiros.

André conta que o Governo do Estado está em fase de cálculo de preço da reforma. “Quando colocamos os para-raios, foi furado a manta no telhado e está gerando um pouco de infiltração. Então será feito, dentre outros reparos, esse serviço de manutenção”, afirma. O valor investido nas obras não foi divulgado.

Latam volta a operar

A empresa Latam, que havia parado de operar no aeroporto, retornou à normalidade no domingo. Durante o período em que a empresa não esteve operando no aeroporto, aproximadamente 3 mil pessoas deixaram de decolar ou aterrissar no aeroporto de Jaguaruna.

“A Latam voltou a operar porque já está tudo regularizado. Ainda no mês passado, o governador entrou diretamente na questão e contratou quatro bombeiros certificados para que a ANAC homologasse a nossa unidade de combate a incêndio”, explica.

Segundo ele, a regularização já foi realizada há um mês, mas a Latam só voltou a operar no domingo.