Mais de 33 mil idosos são vítimas de violência todo ano no Brasil

Um empurrão, um xingamento verbal ou a retenção de um benefício financeiro. Consideradas violências pelo Estatuto do Idoso, essas e outras ações atingem pelo menos 33 mil pessoas acima de 60 anos por ano no Brasil, sendo cerca de mil em Santa Catarina.

Os dados, coletados nos canais de denúncia do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, demonstram a necessidade de se debater a violência contra o idoso. Neste dia 15 de junho, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o MPSC reforça a importância de se fortalecer a prevenção contra essa violência.

A violência contra idosos engloba não apenas atos físicos, mas também situações que culminem no isolamento social, no abandono, na humilhação ou na falta de cuidados básicos, como alimentação e higiene. Os principais tipos de violência denunciados em 2017 envolvem negligência, violência psicológica e violência patrimonial, que ocorre quando alguém se aproveita do idoso financeiramente, retendo valores referentes a benefícios, como a previdência. Em 52% dos casos, a violência contra o idoso é cometida pelos próprios filhos; em 85%, dentro da própria casa.

O cenário de envelhecimento da população brasileira reforça a necessidade de se pensar na qualidade de vida dessa população, que tem direitos particulares, sensíveis às suas demandas. Atualmente, as pessoas com 65 anos ou mais de idade representam 10,5% da população, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE de 2018. Até 2060, o percentual deve ultrapassar 25,5%, ou seja, 1 em cada 4 brasileiros será idoso. Em Santa Catarina, onde a expectativa de vida é alta, o número de habitantes acima de 70 anos deve quadruplicar nos próximos 42 anos.

Em Içara

Em Içara, de acordo com dados levantados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), de outubro de 2018 até o momento, foram registrados 57 casos de violência contra a pessoa idosa. Conforme a coordenadora do Creas, Lúcia Zanoli Pizzetti, dos casos registrados no município de Içara, a maioria são por negligencia e abandono. 0

“A sociedade precisa entender que essas pessoas têm direitos e merecem envelhecer de forma digna, ativa e saudável”, relatou. “Queremos combater toda e qualquer forma de violência contra o idoso e fortalecer a ideia que as pessoas precisam de proteção e atenção para uma melhor qualidade de vida ao envelhecer”, reforçou a secretária de Assistência Social, Fabiana do Amaral.

Ontem, o Governo de Içara, por meio de uma parceria com a Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Secretaria de Saúde e Conselho Municipal do Idoso, organizou uma ação de conscientização no condomínio residencial Dona Ema, no bairro Tereza Cristina.

“O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa deve ser divulgado e lembrado como oportunidade para dar visibilidade e voz a essa população, ao sofrimento que atos de violência dos mais diversos tipos causam nessas pessoas. Dar visibilidade a um problema é o primeiro passo para enfrentá-lo”, afirma o coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH) do MPSC, promotor de Justiça Douglas Roberto Martins.