Coluna Chef PV Show – 15/06/2019

79

O barato também pode ser incrível

Feita com carinho, a carne do peito bovino pode surpreender

Localizado na parte dianteira do boi, o peito também é conhecido em alguns lugares como granito. Ele tem até nome gourmet, Brisket, oriundo da cultura Norte-Americana. Nos EUA, o peito é uma das carnes mais premiadas e consumidas. Lá a defumação é o grande carro chefe.

No entanto, ele pode ser preparado de diversas maneiras, sendo cozido, para caldos, sopas, moído e transformado em hambúrguer e até refogados.

O peito bovino tem peso que varia de acordo com a raça do animal. Em se falando de nelore, boi muito encontrado no Brasil, ele pesa em média 8kg. No entanto, o peito pode ser comprado no mercado de forma fracionada, pesando entre 1,5kg e 2,5kg.

Quando o assunto é churrasco, algumas dicas fazem toda a diferença. Asse o peito em peças grandes. A gordura vasta da corte vai lubrificar a carne, destacando seu sabor. Com fogo brando e no segundo andar da churrasqueira, por 3 ou 4 horas, você terá um resultado excepcional. Se você comprar peças fracionadas, o tamanho reduzido vai fazer com que a carne resseque. A dica é sempre usar cortes grandes. Assim você não vai precisar envelopar no alumínio por exemplo, deixando de lado o aspecto de carne cozida e trazendo o real sabor do churrasco a sua mesa.

Dicas para quem ter uma maquininha de moer em casa.

Seja elétrica ou manual, ter uma máquina de moer em casa, é sensacional. Experimente pedir o peito inteiro. Retire o excesso de gordura do corte e reserve. Use a peça limpa para assar na churrasqueira. A gordura que sobrar, você pode moer, junto com patinho, por exemplo. 80% de patinho, para 20% de gordura do peito. Você terá hambúrgueres sensacionais, tanto em sabor, quanto em suculência.

“Carne gorda não faz mal”

Quem disse isso, com outras palavras, foi o pesquisador do Texas A&M AgriLife Research, Stephen Smith. Em uma projeto ele descobriu que o peito (brisket para ele) contém altos níveis de ácido oleico, o que aumenta os níveis de colesterol HDL ou colesterol “bom” em humanos.

Fonte: MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Se você quiser saber mais sobre o peito e aprender a fazê-lo de diversas maneiras diferentes, basta acessar o canal do Chef Pv Show no Youtube, se inscrever e mandar muito bem no churrasco. Caso você tenha alguma outra dúvida sobre esse tema e também outros, basta escrever para o PV no e-mail cozinhacomalmondega@gmail.com