Protestos contra a reforma

A exemplo do que aconteceu em todo o país, Criciúma também teve protestos contra a reforma da Previdência e os cortes da educação. Concentração foi na Praça da Chaminé e terminou com caminhada até o Terminal Central de Passageiros. “É uma ação em defesa dos menos favorecidos, contra a proposta apresentada por este governo e que vai aumentar os miseráveis no país. Ato dos sindicatos, movimentos sociais, professores e estudantes”, explicou o sindicalista Célio Elias. Sindicatos tem dito que o grande desafio no momento é convencer a população de que a proposta apresentada pelo Governo não irá beneficiar a população. “Ao contrário, vai destruir a aposentadoria. Vai impedir que os novos trabalhadores se aposentem”, reclama Elias.

Pouco público

Mesmo com todo o apelo e com a avaliação positiva dos responsáveis pelo movimento, a presença de público foi pequena. O motivo foi o dia e o horário escolhido para a manifestação. É bem provável que o volume de pessoas contrárias a reforma seja maior, mas protesto em dia útil e horário de trabalho afasta a presença da comunidade.

Elas chegaram

Finalmente elas apareceram. Manhã de movimento intenso na orla do Rincão. Pelo menos 20 canoas passaram a sexta-feira tentando aproveitar a presença cardumes de tainha pelo município. “Foram mais de 12 toneladas, finalmente as condições melhoraram e os nossos pescadores conseguiram pegar os peixes. Tomara que continue assim”, disse o presidente da Colônia de Pesca z-33 João Pícollo.

Avaliando

Agora ex-gerente regional de Saúde, Fernando de Faveri fez uma breve avaliação de sua passagem pela função. “Acho que ajudamos a melhorar um pouco a saúde da região”. Também falou sobre o que ficou para trás. ” Vocacionar os hospitais foi um desafio que foi proposto, mas seguiu no papel e que entendo seja uma alternativa para os pequenos hospitais”, explica. Fernando de Faveri não deve ficar fora da vida pública. Ele é pré-candidato ao governo de Cocal do Sul em 2020.

 

Bom relacionamento

Novo gerente da Casan de Içara tem surpreendido pela maneira prestativa como tem atendido a população. Tem se esforçado principalmente para melhorar a comunicação da empresa para minimizar as reclamações

Reparo

Disse ontem que os moradores do Presidente Vargas estão aguardando por melhorias na iluminação pública na comunidade. Até ai tudo bem. Só errei ao dizer que a responsabilidade era da Cermoful. Acertei o pedido, mas errei a cooperativa. A responsabilidade neste caso é da Cooperaliança.

Ato pronto

Associação empresarial de Criciúma se reúne nesta terça-feira para celebrar. São 75 anos de história dedicada ao desenvolvimento da região carbonífera. “Vamos fazer um belo ato para lembrar todos aqueles que se dedicaram a empresa e vamos aproveitar para lançar o prêmio empresário do ano”, explica o presidente da Acic, Moacir Dagostin

Festa

Fim de semana será de celebração junina no Rincão. Com eventos regionais e mobilização das escolas, a Julifest é uma prévia. Uma espécie de aquecimento para a Festa da Tainha. Expectativa dos organizadores é de um bom público. Tempo firme deve colaborar com o evento

Revitalização

Prefeito Murialdo Gastaldon vai autorizar na próxima terça-feira as obras de revitalização da área central de Içara. Ato está programado para às 17 horas na Câmara de Vereadores.

Transportes

Com o objetivo de melhorar o dia a dia dos transportes coletivos de Criciúma, a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), juntamente com as empresas de ônibus, contratou o Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) para realizar uma pesquisa com os usuários do serviço. De acordo com o diretor da DTT, Gustavo Medeiros, a pesquisa ouviu jovens entre 16 a 20, adultos de 20 a 45 e idosos de 45 a 60 anos. “Essa pesquisa vai contribuir tanto para o usuário quanto para a cidade, uma vez que o contentamento do público vai nos ajudar a atrair mais pessoas”, comenta. Nos próximos dias, será criado um grupo de trabalho baseado nessas informações e, num prazo máximo de 60 dias, já haverá uma posição para a execução das decisões.

Moro fica

Em café da manhã com jornalistas, o presidente Jair Bolsonaro descartou demitir Sergio Moro, diante do vazamento das conversas do ministro com Deltan Dallagnol. Para o presidente, não há nenhum diálogo comprometedor do ex-juiz com os procuradores da força-tarefa da Lava Jato. “Ele não inventou nada. Não inventou provas. Ele não precisa inventar provas. Ele trocou diálogos com algumas pessoas.”