Foco do mosquito da dengue é encontrado no Rincão

129

Este é o quinto foco encontrado no Centro do Município. Todos os cuidados estão sendo tomados

Um novo foco do mosquito da dengue foi encontrado no Balneário Rincão. Desta vez, o foco foi encontrado na rua Jaguaruna, no Centro. Esta é a quinta ocorrência registrada nestes últimos dois meses. As outras foram em áreas próximas como na avenida Leoberto Leal, rua Maracajá.

Desta vez, o foco estava em no jardim de uma residência em uma bromélia. “Os focos foram todos próximos as quadras da Cooperativa”, explicou a bióloga do setor de Zoonoses da Gerencia Regional de Saúde da Amrec, Mariana Montovani.

Segundo a bióloga, os casos de Balneário Rincão são preocupantes, porque as casas dos veranistas estão fechadas e as larvas ficam pela área e após a eclosão, os mosquitos ficam pela região. Nesta sexta-feira, a equipe da Gerência Regional estará na Secretaria de Saúde de Balneário Rincão para passar orientações a todas os responsáveis como a Secretaria de Obras, Vigilância Sanitária e equipe de Saúde.

As orientações passadas para a população para evitar ainda mais a proliferação do mosquito são manter sempre muito bem tampado as caixas, tonéis e barris de água; colocar todo o lixo da casa em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada; jamais deixar o lixo com tampa aberta ou ao relento, além das orientações que toda a população já está avisada.

De acordo com a Gerencia de Saúde é importante que os moradores ajude as equipes de saúde e as agentes de endemias entrar nas casa para fazer a pesquisa vetorial para combater a proliferação do Aedes Aegypti.  As agentes de Balneário Rincão estão encontrado dificuldades para fazer a pesquisa porque as casas de verão estão fechadas.