A previdência na pauta

Ex-ministro da previdência e Trabalho, Miguel Rosseto cumpriu agenda na região nesta semana. Em entrevista à Difusora, ele falou sobre a proposta de reforma da Previdência e garantiu que a proposta apresentada por Bolsonaro e Guedes vai apenas ampliar as desigualdades. “Da economia que o presidente afirma que terá com a reforma da Previdência, 90% será retirada dos mais pobres. Isso é fazer justiça? É acabar com os privilégios? Esse dinheiro vai é sair da economia, vai deixar de circular e só ampliará a crise”, pondera.

Afeta todos

Rosseto lembrou que a proposta altera também a rotina de quem já está aposentado. “Retira o item que obriga a correção dos salários todos os anos, reduz o valor pago para pensões e acidentes de trabalho, acaba com PIS. Além disso, a média de carteira assinada do brasileiro é de 18 anos, difícil os que conseguem ter mais tempo que isso. Pela nova regra, só se aposenta com no mínimo 20 anos de contribuição. Salário integral só com 40 anos de contribuição. A proposta vai sepultar a previdência e ampliar as desigualdades. Estou convidando as pessoas a lerem a proposta”, desafia

O relatório

Na tarde dessa quinta, o relator da reforma da Previdência leu seu relatório e seu voto. Seria lido na íntegra, mas após acordo, foram ler apenas o voto do relator.  Ele apresentou algumas mudanças. Entre as propostas está a retirada do projeto de reforma da Previdência do Benefício de Prestação Continuada, da Aposentadoria Rural e também a aposentadoria das mulheres. Para a oposição, ainda foi muito pouco. “O pacote de maldades não foi atingido, A grande massa vai seguir sendo a principal vítima dessa proposta que não melhora em nada a vida dos que mais precisam”, afirma o deputado Pedro Uczai.

Verba garantida

Governador Carlos Moisés garantiu, durante reunião realizada na quarta-feira, que vai manter o repasse de R$ 180 milhões extras para os hospitais filantrópicos. O recurso, oriundo do Fundo de Saúde, foi aprovado através de emenda apresentada pelo deputado José Milton Scheffer. “O governador garantiu que esse recurso vai ser mantido. Ele foi sensível ao apelo dos hospitais e disse que com base nesta lei vai criar algo permanente para os hospitais. Isso é muito importante porque os filantrópicos garantem 70% dos atendimentos no Estado”, argumenta Scheffer.

Não vai

Ex-prefeito de Criciúma e do Balneário Rincão, Décio Góes não vai para a disputa eleitoral no próximo ano. Foi o que garantiu durante entrevista nesta quinta-feira na Difusora. “Vou dar mais um tempo. Estou participando dos debates, mas não vou concorrer”, garantiu.

Para as farmácias

Foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça o Projeto de Lei 146/19, de autoria do deputado Zé Milton (PP), que altera a Lei nº 16.473 com o objetivo de adequar às demandas sociais, com ampliação do mix de produtos nos estabelecimentos farmacêuticos, bem como garantir a manutenção da qualificação daquelas empresas como estabelecimentos de saúde. “A restrição atual à venda tem inviabilizado e coloca em risco a manutenção, principalmente, das farmácias de pequeno e médio porte, já que as grandes redes conseguem esse direito via liminar”, defendeu o parlamentar ao argumentar que o projeto irá fomentar a economia e dar garantia jurídica às pequenas farmácias”, explica o deputado.

Sacoleiros

Proprietários que ônibus que levam lojistas principalmente para São Paulo, solicitaram apoio da Câmara de Vereadores de Criciúma para cobrar segurança. “Eles são alvos de assaltos frequentes durante o trajeto e estão pedindo socorro. Encaminhamos um pedido para o deputado João Amin para que trate esse assunto. Será feito uma audiência com deputados de Santa Catarina e do Paraná para pedir reforço na fiscalização policial”.

Pelos agricultores

Vereadores de Içara fizeram apelo ao secretário adjunto de Estado da Agricultura. Pediram reforço no repasse das sementes de milho e também no calcário para os produtores da cidade. Aproveitaram o encontro também para solicitar novos equipamentos para reforçar a patrulha agrícola da cidade. “Que está de fato carente e precisando de apoio”, explica Pedro Mazzuchetti.

Cobrança

Moradores do bairro Presidente Vargas fizeram pedido para que a Cermoful verifique a iluminação pública na comunidade. Muitas lâmpadas estão queimadas e isso prejudica a segurança dos moradores.

Limpeza

Comunidade também reforçou o pedido para limpeza de um terreno que fica na entrada do bairro, ao lado da Ferragens Giassi. O terreno é privado, mas os moradores reclamam que o proprietário não faz a limpeza. Pedido para limpeza já teria sido encaminhado pelo secretário Arnaldinho Lodetti ao proprietário, mas até agora o mato segue crescendo. Pedido então reforçado. Se for o caso município, deve proceder o corte e cobrar do proprietário