Projeto visa instalação de placas fotovoltaicas nos prédios públicos de Içara

250

Sugestão do vereador Antonio de Mello já foi apresentada ao poder Executivo

O mercado sinaliza uma crescente busca por fontes energéticas limpas, com a utilização de energia solar ganhando destaque. Além de sustentável, pode garantir até 95% de economia. E foi pensando nisso, que o vereador enviou uma sugestão ao poder Executivo de Içara.

De acordo com o vereador, a intenção é valorizar mais a produção da energia limpa “Ela está sendo muito utilizada no mundo inteiro e não tem poluição. Será a energia do futuro e nós temos que incentivar o poder público e iniciativa privada a trabalhar nessa diversificação de energia”, explica.

Segundo ele, já existe um CEI no Presidente Vargas, o CEI Alegria do Saber, com instalação de uma creche com uma placa fotovoltaica instalada. “Ele produz energia e o painel joga a energia para a rede e ela praticamente se compensa. Então é algo importantíssimo”, conta.

O vereador conta que ao receber o projeto, o prefeito achou interessante, mas o problema são os custos, que ainda são bastante elevados. “Por isso, tem que pensar muito bem até que ponto o custo benefício se adequa ao município de Içara. Existe um custo elevado, mas tem uma proposta por parte do Governo Federal de reduzir o custo deste sistema. E a partir do momento que se reduza o custo desse sistema, pode ser vantajoso. Agora é aguardar, para ver onde passa a ser viável”, revela

Pesquisa

No último mês, o vereador esteve na empresa Cermoful, em Morro da Fumaça, para se inteirar mais sobre o assunto. “A minha indicação visa alertar o prefeito sobre esse projeto, que a princípio tem um investimento considerável, mas que com o tempo será pago e passando a dar lucro financeiro, além de colocar no mercado uma energia limpa, ecologicamente correta, sem poluição ou degradação ambiental, melhorando a qualidade de vida das pessoas que residem em Içara” ressalta.

Conforme o vereador, as placas poderão ser instaladas nas coberturas dos prédios públicos e, segundo ele, pela sua praticidade, viabiliza a instalação em diversos empreendimentos. “Isso proporciona a produção de energia captada da luz solar e introduzida na rede geral, ou armazenada em baterias. Além disso, o medidor tem alta precisão sobre a energia produzida pelo sistema”, afirma.

Ainda segundo ele, em justificativa ao poder Executivo, o vereador afirma que, diferente de outros tipos de bens materiais que geram despesas fixas, a energia solar fotovoltaica é um investimento que começa a trazer retorno financeiro instantaneamente. Ele ressalta que o material possui mais de 25 anos de vida útil, gera energia elétrica limpa, sustentável e de qualidade.

Além disso, ele conta que, quando bem projetado e instalado, exige baixa manutenção tanto preventiva, quanto corretiva. “Também gera economia significativa de energia consumida. Além disso, esse tipo de gerador utiliza a mais abundante, gratuita e eficiente fonte de energia disponível: o Sol”, pontua o vereador.