Os Badjecos do Samba e a música popular brasileira

180

Proposta do grupo é voltada para ao samba de raiz e bossa nova

Criado há 12 anos, o grupo Badjecos do Samba leva o som da MPB para toda a região. Com a proposta de interpretar o samba de raiz, a banda participa de eventos, em média, três vezes por mês. “Não temos uma agenda corrida. Tocamos mais em eventos fechados, aniversários, feijoadas, etc”, explica o vocalista do grupo, Gidião Barros. Segundo ele, a banda não toca mais em barzinhos como ocorria no passado.

Ao longo de mais de uma década, a banda já teve novos integrantes em algumas oportunidades. “Começamos com cinco pessoas ensaiando em uma garagem e tocando nos bares e locais do bairro União Mineira”, lembra.

Gidião toca desde os 13 anos de idade. “Outros membros do grupo saíram por motivos pessoais. A gente era da noite, mas atualmente a gente toca apenas em eventos no período matutino ou vespertino”, afirma.

Hoje, os Badjecos do Samba contam com sete integrantes. “A formação do grupo está diferente de como iniciou há 12 anos: temos cavaquinho, violão, bateria, contrabaixo, percussão, vocal e backing vocal”, lista.

No cavaquinho está o Hudson, enquanto na percussão tem o Testa. Já o backing vocal conta com Rosi Barros e Eliza Soares. Além disso, no contrabaixo há o Eduardo Dias e na bateria, o Maéca. Gidião Barros fica com o violão, cavaquinho, além de ser o vocalista do grupo.

“A gente leva o samba para propagar a interpretação dessas músicas a título de hobby. Não temos música própria e tocamos músicas até do samba do início do século 20, principalmente os clássicos”, conta. Além disso, músicas da Bossa Nova, como Caetano Veloso também fazem parte do repertório da banda. “Quando tem show, a gente faz ensaio, monta repertório, etc. Mas atualmente estamos mais limitados com uma agenda mais leve”, diz.

Surgimento do nome

O nome “Badjecos do Samba” surgiu há mais de uma década, ainda quando o grupo estava em formação. “A gente ensaiava na garagem de um amigo nosso. Ele não tocava na banda, mas era um incentivador. E como ele é de descendência italiana, chamava a gente de Badjeco”, explica.

Segundo ele, Badjeco é uma expressão utilizada por italianos quando querem se referir a um estrangeiro no meio de um grupo de nativos. “Como a minha esposa também tem descendência italiana, o meu sogro também me chamada de badjeco. Então decidimos pôr o nome de Badjecos do Samba”, conclui.