Sem perspectiva para a UTI

Direção do São Donato recebeu a sinalização oficial da liberação de recursos de uma emenda parlamentar do Deputado Rodrigo Minoto (PDT). Os 700 mil serão divididos em seis parcelas e usados exclusivamente para a manutenção da maternidade. “Era um recurso já aguardado para outra obra, mas em função dessa decisão do Governo de não honrar o contrato, vamos destinar esse recurso para manter a maternidade aberta”, pontua o diretor administrativo do São Donato, Júlio De Luca. Com relação a UTI, a direção mantém a posição de não iniciar o atendimento enquanto o Governo do Estado não assegurar os R$ 400 mil necessários para ativar o serviço. “Caso contrário, vamos colocar a saúde financeira do hospital em risco”. Lamentavelmente, a UTI fechada representa R$ 6 milhões em recursos públicos que deveriam estar servindo a população, mas que estão parados. Quadro que fica ainda mais desolador pelo fato de não haver nenhuma perspectiva para a solução deste impasse

No Senado

Ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro irá na Comissão de Constituição e Justiça do Senado na próxima quarta-feira. Vai dar explicações sobre as supostas conversas entre ele e o procurador da Lava Jato, Deltan Dalagnol, que foram publicadas no fim de semana. Ida de Moro ao Senado tenta acalmar os ânimos no Congresso.

Vai fechar

Comunidade do bairro Sangão, em Criciúma, pretende fechar a Rodovia Jorge Lacerda ainda nesta semana. Ato só não será realizado se o Governo de Criciúma atender o pedido da comunidade e estabelecer um cronograma para pavimentação de ruas e a execução de dragagem do Rio Sangão. “O governo nos recebe bem, nos trata muito bem, mas isso não resolve. Queremos a obra”, argumenta Diego Selau, presidente da Associação de Moradores.

Resultado positivo

Defesa Civil de Içara segue recebendo móveis para atender as famílias que foram atingidas pelo temporal do dia 17 de maio. “Temos recebido muita coisa. Quem quer doar só precisa entrar em contato com a Defesa Civil que providenciamos tudo”, explica Nestor Brunel. O coordenador da Defesa Civil espera agora mais um período de calmaria. “Não há como negar que a Defesa Civil se movimentando demais é sinal de problema na cidade. Torcida é por novo período de calmaria”.

Novo preço

Como previsto, o valor das hortaliças em praticamente todas as feiras e supermercados da região já estão mais salgados para o consumidor. A culpa é do tempo severo que castigou a região. Principal diferença é notada nas hortaliças. Além do preço, a qualidade também caiu bastante. Produtores estimam que quadro só vai ser normalizado em um mês

Exemplo

Vereadores de Criciúma se inspiraram no exemplo do ‘Reciclou, Levou’ para sugerir ao prefeito de Criciúma um projeto nos mesmos moldes. Foram apresentadas duas opções. Além do vale-feira, que funciona muito bem em Içara, há uma sugestão também para descontos no IPTU.

Caminhando

Conversei ontem pela manhã no Difusora Notícias com o prefeito Jairo Custódio. Repercuti com ele a reportagem do Gazeta, que falava sobre a segunda etapa do calçadão do Balneário Rincão. Prefeito mostrou empolgação com o projeto. Acredita que até o final do ano, a obra será inaugurada. “E com isso vamos dar um impulso ainda maior para o nosso turismo. O calçadão está se mostrando uma ferramenta não apenas do verão. Nos fins de semana, sempre há visitantes aproveitando toda essa estrutura. Com o calçadão todo concluído, vamos dar um impulso ainda maior”, ressalta. Segundo o prefeito essa segunda etapa ainda não prevê a construções dos quiosques fixos. “Vai ficar para um outro momento e eles serão construídos na região onde está o atual calçadão”, explica.

Orçamento comunitário

Prefeito Jairo também espera iniciar nos próximos dias o processo licitatório para as obras do orçamento comunitário. As ações foram definidas pela comunidade. “Que levam obras a todos os bairros. Além disso, também temos outros projetos que estão sendo encaminhados e que seguem com o foco de melhorar a infraestrutura do município”.

No cronograma

Prefeito também falou de reclamação feita pelos moradores da região da Barra Velha. Comunidade tem reclamado dos problemas para o escoamento da água. “Temos consciência sim. O problema se agravou ainda mais com as chuvas de maio. As ações lá estão no cronograma e o pedido da comunidade vai ser atendido”.

Modelo

O agendamento de consultas para idosos nas unidades de Saúde de Criciúma pode, em breve, passar a ser realizado através de ligações. A proposta, encaminhada através de requerimento, foi apresentada pelo vereador Alisson Pires (PSDB). “A intenção é permitir que os idosos não tenham mais que sair de casa e ir para fila. Já conversei com o secretário e ele confirmou que existe essa possibilidade, por isso encaminhamos o pedido”.