Consolidada

Aberta oficialmente na sexta-feira, a Agromel fechou neste domingo consagrada. “Os números apontam mais de 45 mil pessoas na festa. Isso mostra o tamanho da festa. Praticamente não tivemos incidentes e ocorrências policiais. Um grande público regional presente e expositores satisfeitos com o resultado que obtiveram. A festa está consolidada, não tenho dúvidas. Ano que vem ela estará novamente no nosso calendário e com novas atrações”, destaca o prefeito Murialdo Gastaldon. Quem aproveitou o evento para expor também deixou a estrutura montada ao lado do módulo comemorando. Teve gente que, no início da noite de sábado, já havia superado a estimativa para toda a festa. Satisfação também dos expositores da agricultura familiar. “Nosso foco não era a venda dos produtos, mas mesmo assim vendemos no mesmo nível da Agroponte. Isso mostra a força com que a festa começou”, comenta o presidente da Coopafi, Jairo Manoel da Silveira.

O vazamento 

Principal assunto do dia em Brasília deve ser o vazamento das conversas entre o então juiz federal Sérgio Moro e os procuradores da Lava Jato. Informações foram divulgadas pelo site Intercept. Psol já afirmou que pretende convocar o ministro Moro para dar explicações. “E o PT deve subscrever, isso é um fato grave e mostra uma articulação para denunciar, prender e condenar politicamente. O debate da semana vai ser esse”, pontua o deputado catarinense Pedro Uczai (PT).  Por nota, o ministro Sérgio Moro comentou o assunto, não desmentiu as conversas, mas afirmou que não há anormalidade. “…Quanto ao conteúdo das mensagens que me citam, não se vislumbra qualquer anormalidade ou direcionamento da atuação enquanto magistrado, apesar de terem sido retiradas de contexto e do sensacionalismo das matérias, que ignoram o gigantesco esquema de corrupção revelado pela Operação Lava Jato”, afirma Moro.

Expectativa

Em contagem regressiva para a Festa da Tainha, Balneário Rincão realiza neste fim de semana a Julifest. “Evento que movimenta as escolas e reúne as famílias. É um grande evento, já consolidado e que atrai visitantes de toda a região para aproveitar os quitutes juninos e as apresentações”, ressalta Fernando Casagrande, responsável pela Comissão Organizadora

Aeromédico

Comissão que trabalha para implantação do Serviço Aeromédico na região mantém o cronograma para tentar ainda este ano garantir a implantação do serviço na região. Segundo o vereador Tita Beloli, a principal dificuldade é assegurar a equipe. “Temos duas vertentes. Uma delas prevê a contratação de uma equipe com custo rateado entre os municípios da região. A outra alternativa seria os municípios cederem seus profissionais para permitir que o serviço inicie. Em breve também vamos fazer uma simulação deste socorro para mostrar a importância que esse serviço tem para a saúde da região”.

Sem peixe

Pescadores artesanais que apostavam na pesca da tainha para faturar dinheiro extra estão preocupados. Com a temporada de pesca na reta final, ainda não há registro de um grande lanço. “E os custos só aumentam. Os pescadores nem conseguiram retirar as canoas de cima dos caminhões. Tem se pego até agora apenas pequenas quantidades, 500 quilos, uma tonelada, não mais que isso. É uma das piores temporadas dos últimos anos”, explica o presidente da Colônia de Pesca Z-33, João Picollo. Ano passado foram 80 toneladas. “Esse ano não temos nem controle porque não houve um bom lanço”.

Caindo

Banco Central publicou ontem a expectativa para o PIB neste ano de 2019. Pela 15ª vez consecutiva, a previsão foi reduzida. Desta vez, a projeção indica um crescimento de apenas 1%. Isso é menos do que o país cresceu nos anos de 2017 e 2018. Isso é um sinal muito claro de que a economia não vai bem. Ao contrário, tem problemas sérios. Esse crescimento de apenas 1% é insuficiente inclusive para manter o cenário atual no país. Se a informação se confirmar, vamos ter o ano fechando com aumento do desemprego. Especialistas em economia mostram que para manter o número de desempregados em 13 milhões seria necessário um crescimento de pelo menos 2%. Abaixo disso, infelizmente, o cenário vai piorar.

Confirmando

A Câmara de Içara confirmou a data para homenagem da Librelato pelos seus 50 anos. Informação havia sido antecipada na coluna na semana passada. Homenagem será na quinta-feira, no horário de regimento. “É uma empresa muito importante para a economia de nossa cidade. Está em fase de ampliação, gerando emprego e renda no município. Nada mais justo essa homenagem do Poder Legislativo”, destacou o autor da iniciativa vereador Pedro Mazzuchetti.

Não viu nada de mais

O vice-presidente Hamilton Mourão disse que não vê “nada de mais” nas conversas atribuídas ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, quando atuava como juiz federal, e a membros da força-tarefa da Operação Lava Jato, divulgadas pelo site de notícias The Intercept Brasil. Para Mourão, os processos da Lava Jato não devem ser questionados, pois “todos eles passaram por primeira, segunda e outros já chegaram na terceira instância”, disse. De acordo com Mourão, as conversas foram divulgadas fora do seu contexto original. “Conversa privada é conversa privada e descontextualizada ela traz qualquer número de ilações. O ministro Moro é um cara da mais ilibada confiança do presidente [Jair Bolsonaro] e é uma pessoa que, dentro do país, tem o respeito de enorme parte da população, visto as pesquisas de opinião que dão a popularidade dele”, disse.