Fundação Cultural assina convênio com Ministério Público

26

Espaço Sociocultural será um novo local para propagação de cultura em Criciúma

Na ala das promotorias, no segundo andar do Fórum da Comarca de Criciúma, foi assinado um convênio entre o Ministério Público de Santa Catarina e a Fundação Cultural de Criciúma (FCC), que dispõe sobre a utilização da ala do MP para manifestações artísticas. Agora batizada de Espaço Sociocultural, a ala foi inaugurada com a exposição do artista regional Adair Fernandes marcando a abertura do local.

Na solenidade estiveram presentes o procurador-geral de justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Fernando da Silva Comin, o promotor de justiça e coordenador administrativo do Ministério Público da Comarca de Criciúma, Alex Sandro Cruz, prefeito e vice-prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro e Ricardo Fabris, presidente da FCC, Júlio Lopes, presidente da Câmara de Vereadores, Miri Dagostim e demais autoridades.

O procurador-geral de justiça do Ministério Público estadual, Fernando da Silva Comin, enfatizou a necessidade de fortalecer a aproximação do MP com a sociedade. “Essa iniciativa vem na linha daquilo que pretendemos implantar na atual gestão do MP. Nada mais propício do que fortalecer esse movimento. De alguma forma, o MP também contribui para a formação cultural do nosso povo. A nossa missão principal é fomentar a cidadania das pessoas. E ao fomentar cidadania, nós fomentamos educação, cultura e a consciência política de um povo vocacionado ao progresso e ao crescimento”, afirmou o procurador.

Para o promotor de justiça e coordenador administrativo do Ministério Público da Comarca de Criciúma, Alex Sandro Cruz, o corredor até então era frio e pouco humanizado. “Nós estamos de alguma maneira, tentando transformar num espaço mais humanístico e ao mesmo tempo valorizando a arte local”, falou.

De acordo com o prefeito Clésio Salvaro, a parceria vai ajudar a divulgar ainda mais os talentos que a cidade de Criciúma tem. “Tenho alegria de estar aqui. A Fundação Cultural de Criciúma cumpre um papel muito importante no dia de hoje”, elogiou. “É um prazer imenso essa parceria, é inédito e acho que nós vamos servir de exemplo por estar engajado em promover a cultura dessa forma”, disse o presidente da FCC.

Adair Fernandes

O artista Adair Fernandes, que abriu a exposição, mescla diferentes estilos nas pinturas em tela. Utiliza, principalmente, o estilo figurativo, mas também costuma pintar o abstracionismo e arte flamenca. “Me sinto honrado de participar da abertura deste espaço. O corredor se transformou em um espaço cultural. Isso vai dar um bom exemplo para a região. Qualquer espaço, não sendo aproveitado com a arte e a cultura, não é valorizado. É uma iniciativa muito legal”, conta Adair.