Gastronomia – Coluna Paulo Vitor – 01/06/2019

54

Hermanos churrasqueiros

Brasil e Argentina são tradicionais rivais quando o assunto é futebol. No campo, ninguém discute que o Brasil é melhor, mas na gastronomia, precisamos admitir que ambas as nações batem um bolão (risos).

Cada país com sua característica. No churrasco, por exemplo, os brasileiros usam mais o espeto. Já os argentinos, adoram uma grelha. E de lá vem a nossa grande estrela de hoje, o chimichurri.

O chimichurri é um molho tradicional na Argentina e também no Uruguai, aparecendo mais nos churrascos. Ele pode ser usado para marinar carnes, ou até mesmo, ser consumido com torradas, incorporado as manteigas e maioneses, ou criando incríveis molhos.

Abrasileirando, ele é um vinagrete picante, à base de salsinha, alho, cebola, orégano, pimenta vermelha moída, pimenta preta, sal, vinagre e óleo/azeite. Essa base, dependendo da aplicação pode sofrer variações com mais ervas, como tomilho, hortelã, manjericão, ou temperos secos, como cebola, alho, mostarda ou fumaça em pó.

E as possibilidades não param por aí. Você pode refogar o chimichurri e depois guardar, como pode utilizá-lo fresco. O legal, é que quanto mais o preparo fica armazenado, mais os ingredientes apuram, ressaltando não só o sabor, como o cheiro delicioso característico desse molho.

Apesar de saborosíssimo, o chimichurri deve ser utilizado com parcimônia nas marinadas. Isso por que, caso aconteça exageros, o sabor do tempero tomará por completo o sabor da carne, deixando-a em segundo plano.

A história do Chimichurri

Em meados do Século XIX, um comerciante inglês chamado Jimmy Curry, queria importar carnes para o Reino Unido. Ao chegar na Argentina, degustou em Cañuelas um churrasco crioulo. Ele ficou maravilhado com o sabor e aroma do preparo que utilizava apenas sal. Foi então, que em forma de agradecimento, ele preparou para a comunidade, um tempero a base de especiarias, buscando requintar o churrasco local. Essa marinada criada por ele, recebeu o nome de Jimmy Curry, em sua homenagem.

Como os nativos não conseguiam pronunciar o seu nome, foram foneticamente, mudando o nome da receita, que terminou carinhosamente sendo chamada de chimichurri.

E ao que tudo indica, assim ele ganha o mundo. Cada vez mais presente nas famílias e no gosto da população mundial. Se você quiser aprender a fazer vários tipos de chimichurri e combinar com os diferentes tipos de carne, o Chef PV Show te ensina no youtube. Acesse: www.youtube.com/c/cozinhacomalmondega