-P R O F E S S O R A S- 

Divino Momento – Tempo maravilhoso, quando vivíamos com amor nas escolas, em Içara. No dia 23 de maio de 2019, às três horas da tarde, reunimo-nos para passarmos momentos alegres e inesquecíveis. Deus nos escolheu, um dom admirável e uma chamada do céu. As professoras presentes pareciam meninas, encantavam-se ao relembrarem os anos que juntas viveram nas escolas inesquecíveis. A Marieunice ensinava o aluno a ler, escrever, praticar exercício físico, matemática e outros.

Lembrar o passado significa amor! Como disse um dia a professora Elza de Mello: “Entre o sonho e a fantasia construí a vida apetecida num castelo de pensamentos, com jardins plantados de quimeras aguadas com pontes de suspiros e cercas construídas de saudades. E vozes cantantes dos ventos e somente a estação da primavera”.

Muitas já são vovós e vivem com ternura amando os seus filhos e netos queridos. Diante de tantos privilégios e fatos singulares, ensoberbecemo-nos e pensei: “Fomos professoras e estávamos nas escolas com uma missão, ensinar e aprender. E hoje uma missão, ajudar os outros”.

Disse Frei Hermínio Bordignon: “Servir à sociedade sem distinção de classe, cor ou condição social e ajudar as pessoas a descobrir-se como seres espirituais, levando-os a compreender que o SER está acima do TER.” Confesso que vivi uma tarde matutina inexplicável. Olhava para cada uma delas e sentia enorme alegria no meu coração!

Deus sabe quanta doçura experimentamos nesta vida, quanta ternura! Os amigos próximos um do outro significa sentir alegrias inexprimíveis. Relembramos os momentos dentro das salas ensinando e nunca deixando de corrigir os caderninhos tão coloridos, perfumados!

Na próxima vida não escolheremos outra profissão e seremos PROFESSORAS. Quanto carinho nosso passado, ao lado dos jovens e das crianças. Só existe fé e devoção. Uma virtude agradável e anjos escondidos… Está guardado dentro de cada uma de nós uma devoção linda, que nunca deixaremos ir embora…

A verdadeira devoção é o mais perfeito amor ao nosso Deus. Esse amor se chama graça, porque enriquece a nossa alma e a torna bela aos olhos de todas as criaturas e Deus. Os professores praticam o bem com força e vigor atingindo o maior grau de perfeição. O crescimento espiritual não é diferente de um carvalho gigante, continuaremos alimentando e nutrindo.

Quem estava no Difiore Café? Marieunice S. de Freitas, Sandra R. Marques, Jussélia Dagostim, Denir Martinello, Adriana R. Daulinbach, Nilvia S. M. Cardoso, Patrícia R.de Assis, Terezinha Serafim Gabriel, Sonita B. Waterkemper, Márcia Mendes, Maria Neli Souza, Cleide Z. Donadel, Mére M. Vieira, Maria Conceição B. Lima, Zenaide S. da Silva, Lenir P. Galindro, Zoleide da S. Raycik, Ieda P. Ferreira e Cleusa Tonelli e eu!!!