Número já ultrapassa empregos criados no município em 2018

Em quatro meses, Içara já ultrapassou o número de empregos criados durante o ano passado. De janeiro a abril, o município teve o saldo positivo de 473 novos empregos diretos, enquanto em 2018, o número foi de 313.

“Içara vem se sobressaindo na região Sul e se destacado positivamente em relação ao crescimento do Brasil e também do próprio Estado, em razão de ações que o governo Municipal vem fazendo nos últimos anos”, conta o secretário de Desenvolvimento Econômico de Içara, Paulo Brígido.

Em 2019, Santa Catarina foi o terceiro estado que mais criou empregos no país, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Os números foram divulgados pelo Governo Federal, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que é o dispositivo legal utilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para acompanhar a situação da mão de obra formal no Brasil.

De 2002 a 2019, Içara teve a criação de 7,7 mil novos empregos. Neste período, o ano que mais houve crescimento foi em 2010, com 1,2 mil novos empregos. Já nos anos de 2016 e 2015, o saldo foi negativo.

Em 2015, Içara perdeu 627 empregos, enquanto no ano seguinte, o número foi de 536 postos de trabalhos a menos. “Temos uma mão de obra muito farta, de pessoas comprometidas com o trabalho, contamos com uma boa rede de ensino e estes índices são levados em consideração quando as empresas optam em vir para cá e escolham o nosso município para se instalarem e gerarem empregos”, diz Brígido.

Meta é ter mais 500

Santa Catarina gerou 49,9 mil empregos neste ano. Outros 15 estados tiveram saldo positivo na geração de empregos em 2019, enquanto outros 12 estão com saldo negativo até o momento.

“Cuidando da educação, da infraestrutura e fazendo com que as pessoas consigam investir aqui, o município tende a crescer ainda mais e gerar mais 500 empregos diretos até o fim do ano, com a chegada de duas empresas do ramo do atacarejo”, projeta o secretário.

O vice-prefeito de Içara, Sandro Serafin, lembra que o município conta com território estratégico na consolidação de empreendimentos. “Somos a terceira maior cidade do Sul do Estado e crescemos acima da média do Estado e acima da média da região”, ressalta.

“Os geradores de emprego, indústrias, grandes empresas, voltam os olhares para Içara, pois reconhecem que o município tem grande potencial de crescimento econômico. Dentre os principais fatores que favorecem isso estão o ponto geográfico estratégico para a logística, profissionais capacitados e energia barata”, pontua o vice-prefeito de Içara.