CEO realiza 500 atendimentos ao mês em Içara

90

Um dos serviços que é disponibilizado pela Secretaria de Saúde de Içara é de odontologia. Do atendimento na unidade básica até em casos mais específicos, os içarenses tem diferentes serviços disponíveis para o tratamento.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e as Unidades de Saúde contam com uma estrutura pronta para atendimento da população. “Içara é referência neste serviço com profissionais extremamente qualificados e preparados para atender todos os pacientes, além de contar com materiais de alta qualidade no tratamento”, comentou a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos.

No município, os moradores têm à disposição cinco dentistas com carga horária de 40 horas nas Estratégias de Saúde da Família dos bairros Presidente Vargas I, Jardim Elizabete, Primeiro de Maio, Vila Nova I e Esplanada. Em outras, conta com profissionais com 20 horas de atendimento semanal nas unidades do Raichaski, Jussara, Aurora, Demboski, Boa Vista, Terceira Linha, Jaqueline, Liri, Nossa Senhora de Fátima e Jardim Silvana.

Em 2018, foram 46.536 atendimentos, entre tratamentos odontológicos, atividade em grupo, atendimento domiciliar, ações de promoção à saúde, ações educativas e preventivas com escovação supervisionada em creches, escolas, locais de trabalho, comunidade e espaços da unidade de saúde, além de abordagem individual, com diagnóstico e tratamento.

Para utilizar o serviço, é necessário procurar a Unidade de Saúde mais próxima e agendar o atendimento. Casos de urgência e emergência também são atendidos.

CEO e os atendimentos especializados

Os atendimentos que não competem à Unidade de Saúde são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que está localizado no bairro Jardim Elizabete. O CEO funciona desde 2012 e desde agosto do último ano conta com sede própria.

No CEO, são 12 profissionais, sendo sete cirurgiões dentistas, quatro auxiliares de consultório dentário e uma estagiária, que estão capacitados para atender a população em uma estrutura que contempla quatro consultórios com aparelhos necessários para os serviços de periodontologia, cirurgia bucomaxilofacial, endodontia, raio-x e próteses com necessidades especiais.

São realizados em média, 500 atendimentos por mês.  “As inúmeras especialidades fazem a diferença neste atendimento, e melhoram a saúde da população, tanto na prevenção como na eficácia do tratamento”, completou a secretaria.

Os atendimentos são realizados na rua 30 de dezembro, com funcionamento de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. Outras informações no telefone (48) 3431-3530.