Paróquia Santo Alexandre celebra 50 anos de evangelização

A Paróquia Santo Alexandre celebrou, no dia 19 de maio, a missa em ação de graças pelos 50 anos de criação da Paróquia. A celebração iniciou com a acolhida das comunidades e memória dos padres que fizeram parte da caminhada, além dos padres ordenados filhos da Paróquia. A missa foi presidida pelo padre Daniel Pagani e concelebrada pelos padres José Da Boit, Vanderlei Tezza, Carlos Weck, Silvestre Koepp, Antônio da Silva Miguel Júnior, Luiz Carlos Moreira, pelo pároco, padre Egídio Schmoeller e diácono Jadilson Tasca.

Foi trazido ao conhecimento do povo o documento assinado por Dom Anselmo Pietrulla em 31 de julho de 1976, quando consagrou o altar da Igreja Matriz, onde depositou as relíquias de Santo Alexandre e de São Pio X. Padre Egídio disse ao povo: “Nós celebramos sobre as relíquias de Santo Alexandre e de São Pio X depositada no centro do altar”.

A Câmara de Vereadores de Treviso entregou a placa de homenagem ao Jubileu de Ouro e o presidente da Câmara parabenizou a todos que fizeram parte da história. Os padres presentes parabenizaram a paróquia e lembraram-se da alegria do tempo em que colaboraram na evangelização local. O diácono Jadilson convidou o povo a participar de sua ordenação sacerdotal no dia 20 de julho.

Após a celebração, houve o descerramento da placa de homenagem em frente à igreja matriz e o almoço no salão de festas encerrou o dia de júbilo. “Nosso agradecimento aos párocos que por aqui passaram e fizeram parte dessa história; aos padres ordenados, filhos desta Paróquia e a todos os que colaboraram, estão colaborando e participando dos serviços de pastoral, associações, movimentos, atividades sociais e espirituais desta Paróquia, como sinal do seguimento de Jesus, permitindo que a Paróquia seja um lugar da morada de Deus e do encontro de irmãos que celebram a fé”, frisou padre Egídio, que também agradeceu a Comissão Organizadora do Jubileu da Paróquia.

Formação dos Grupos Bíblicos em Família reúne Comarca de Criciúma

No dia 15 de maio, cerca de 90 representantes das nove paróquias que integram a Comarca de Criciúma participaram da Formação Comarcal dos Grupos Bíblicos em Família. Com o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, a reflexão foi conduzida pelo diácono Eduardo Felizardo. O encontro foi realizado no Centro de Pastoral da Paróquia Santa Bárbara e contou com a presença do Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Antônio Júnior, e dos padres Wilson Buss e José Francisco da Silva.
O momento foi de formação, reflexão e incentivo para os animadores. Refletiu-se também a missão e importância deste serviço de evangelização para o mundo de hoje. A atividade contou com oração e bênção de envio. Como prática dos GBF, o encontro foi encerrado com a partilha do lanche trazido pelas lideranças.

Santuário de Araranguá aprofundou temática sobre a valorização a vida

Conversaram sobre a vida e a morte e as possibilidades de diluir as sombras que o medo e a indiferença podem causar na vida das pessoas: estes foram os assuntos tratados em uma série de palestras que aconteceram na sexta-feira, 24, e sábado, 25, no Centro Pastoral Nossa Senhora Mãe dos Homens. A ação foi organizada pelo Santuário Mariano. A ideia de debater este tema surgiu do vigário do Santuário, padre Thiago De Moliner Eufrásio, que afirma que assuntos como esses precisam ser refletidos. “Hoje, nós, padres, acompanhamos muitas pessoas que têm dificuldade em administrar as perdas, desilusões e traumas, por isso, resolvemos trazer este evento para Araranguá”, comenta.

As palestras foram ministradas por duas psicólogas do  LUSPE (Instituto de Psicologia, Luto, Separação e Perdas), de Caxias do Sul (RS), que trabalha há décadas na área, inclusive, a equipe colaborou com as vítimas da tragédia de Brumadinho.  “Elas são grandes profissionais e com certeza ajudarão as pessoas a entender melhor este tema. Vale a pena participar”.
As palestras de sexta-feira à noite e sábado à tarde foram destinadas a adultos e jovens que participam de movimentos e pastorais do Santuário, bem como a educadores das redes públicas e privadas de ensino. Já a palestra de sábado pela manhã teve como público alvo crianças e adolescentes. “Cada palestra é diferente, nelas são abordados aspectos específicos para cada público com linguagem e dinâmicas específicas”, finaliza padre Thiago.