Acabou?

A partir do dia 1º de junho, a maternidade do Hospital São Donato vai fechar definitivamente as portas. A decisão foi tomada depois que o Governo do Estado informou que não irá manter o aporte financeiro para a maternidade. O Estado, que durante encontro com lideranças assumiu que iria respeitar o contrato, não honrou a palavra. Não haverá mais aporte. Os R$ 150 mil deixaram de ser repassados e com isso não há alternativa a não ser fechar as portas. Se isso se confirmar, será lastimável para a saúde pública da cidade e da região. Partos apenas no Santa Catarina ou na rede particular. É um deboche com o Sul e com suas lideranças.

Reação

A reação do prefeito Murialdo e dos demais prefeitos da região foi imediata. Convocaram para esta manhã uma reunião. O encontro será no próprio hospital. Objetivo é definir uma ação e encaminhar a cobrança de imediato para o governador que vai estar na cidade para participar do fórum parlamentar catarinense.

Desdobramentos

Não se trata apenas da maternidade. A falta de confiança que a direção do São Donato nutre neste momento com o Governo do Estado vai emperrar também o debate sobre a ativação dos leitos de UTI, que são fundamentais para todo o Sul. Lamentavelmente estamos andando para trás.

Força do Sul

Está mais do que na hora da bancada do Sul mostrar sua força, pressionar o governador para assegurar que os compromissos que haviam sido assumidos sejam respeitados. O governo não é de Carlos Moisés. Ele está governador. O que foi assumido precisa ser honrado.

Castagneti

Fundado durante os anos 80, o Castagneti Supermercados é uma das empresas que serão homenageadas com O Empreendedor. “Ficamos honrados em poder contribuir com a cidade. Desde o surgimento, crescemos voltados para a comunidade de Içara. Priorizamos inclusive os funcionários da nossa cidade. Esse reconhecimento indica que estamos no caminho certo”, ressalta o empresário Cedenir Castagneti. Com três lojas e mais de 200 colaboradores, a rede trabalha com foco no crescimento. “Claro que há um planejamento estratégico para reforçar a nossa participação no mercado, mas neste momento, estamos analisando a tendência da economia”.

Giassi Confecções

Com mais de 1,5 mil funcionários diretos e outros 1,5 mil indiretos, a Giassi Confecções é uma das empresas que vai receber do Governo de Içara, o reconhecimento pela colaboração com o desenvolvimento da cidade. A empresa que começou com apenas sete máquinas, é hoje uma referência no mercado da confecção. “Estamos muito honrados com a lembrança, porque nós vivemos Içara, sabemos da importância do município e ficamos felizes em poder colaborar com o desenvolvimento da cidade”, explica o empresário Marcelo Giassi. A empresa, que também tem uma unidade no Paraguai, espera pela reação da economia para ampliar sua produção. “Atualmente a produção é de 15 mil peças por dia e queremos fechar o ano com 25 mil. No entanto estamos observando a economia. No primeiro trimestre crescemos 100%, mas agora a situação voltou a ficar negativa”.

Abimar

Prestes a completar 40 anos, o Abimar Supermercados terá sua contribuição para a economia da cidade reconhecida pelo Governo de Içara. “Eu gostaria de agradecer e elogiar quem teve essa ideia. É verdade que é uma ação simples, mas ela é importante. Ela mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a querer fazer sempre mais. Fico muito feliz com essa honraria”, explica o empresário Custódio Abilio da Silva, o Neném do Abimar. Ele lembrou que além da geração de emprego e a arrecadação os empresários também contribuem com a organização da cidade. “Nos envolvemos em associações, entidades, cobramos pautas do governo. O empresário é um incansável, quer sempre o bem da cidade e esse tipo de ação impulsiona e motiva cada vez mais”, ressalta. O Abimar tem hoje três unidades e gera mais de 400 empregos diretos.