Campanha nacional será realizada até o dia 31, com o objetivo de vacinar 90% dos grupos prioritários

A baixa procura pela imunização contra a gripe tem preocupado os órgãos de saúde. A campanha, que teve início no dia 10 de abril, ainda não atingiu a meta estipulada de 90% dos moradores tanto de Içara, que está com 61,1%, quanto de Balneário Rincão, que vacinou 81,93%. Vale lembrar que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe encerra no dia 31 de maio.

“Ainda não tivemos aceno do Governo do Estado quanto a possibilidade de prorrogação deste prazo, por isso é importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para que sejam imunizadas”, enfatizou Laura Mate, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Içara acrescentando que as agentes de Saúde estão fazendo busca por alguns grupos “os quais são considerados mais vulneráveis, a exemplo das gestantes e das crianças. Para os pequenos contamos também com a parceira de algumas escolas que estão contribuindo com o envio de bilhetes, informando o prazo de encerramento da campanha”, complementa.

Laura ainda assinala que nos últimos anos, a dificuldade de imunizar as crianças não está somente nas campanhas. “Temos enfrentado dificuldades de acompanhar, além das campanhas de vacinação, a rotina de imunização das crianças. Muitos pais ou responsáveis estão deixando esta prática em segundo plano. O que é lamentável, pois a não vacinação pode trazer de volta doenças erradicadas do país, como o sarampo, que voltou a circular no Brasil em 2018 causando surtos em diversos estados”.

Balneário Rincão

Vera Lucia Leal, enfermeira coordenadora da vigilância de Balneário Rincão, ressalta que no início de inverno as pessoas idosas e com comorbidades, principalmente, ficam propícias a adquirir as doenças respiratórias virais, “e a vacina contra influenza tem o propósito de reduzir internações e complicações a essa população alvo.

Os grupos prioritários foram uma estratégia do programa Nacional de Imunização para evitar que nossos idosos, gestantes, puérperas, crianças, professores, pessoas com comorbidades, trabalhador em saúde, ou seja, esses grupos mais frágeis adoeçam”.

Como forma de atingir a meta Vera declara que em Balneário a imunização é levada às escolas. “Todas as unidades de saúde estão vacinando das 8h às 12h e das 13h às 17h; e ainda contamos com horário estendido na unidade de saúde Rincão Centro, de segunda à sexta-feira, até às 21h”.

Caso detectado em Criciúma

Um homem de 57 anos está internado no Hospital São José em Criciúma, desde a última sexta-feira com gripe Influenza tipo A. O caso foi confirmado pelo gerente regional de Saúde, Fernando de Fáveri.

O paciente é de Lauro Müller, está medicado com tamiflu, o anti viral recomendado para esses casos, e com o quadro estável. “Sob controle e fora de riscos”, garante.

“Essa situação nos força a renovar o alerta para que as pessoas dos grupos de risco apontados se vacinem contra a gripe”, lembra o gerente. A cobertura vacinal chegou a 60%, e a campanha se estende até o dia 31. “Depois, as doses que sobrarem, nós vamos distribuir para outros grupos. Nossa meta, preconizada pelo Ministério da Saúde, era alcançar ao menos 90% da cobertura”, observa Fáveri.