Articulação

Lideranças políticas e empresariais de toda a região estão se preparando para o encontro desta sexta-feira na Acic. A reunião do Fórum Parlamentar Catarinense vai trazer à cidade o governador Carlos Moisés, o ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, senadores, deputados federais e também a bancada estadual. “Momento importante para apresentarmos nossas reivindicações como o Plano de Desenvolvimento e também o nosso Centro de Inovação. Precisamos da pressão de toda a região para que as pautas prioritárias sejam colocadas em prática”, ressalta o presidente da Acic, Moacir Dagostin. Mas também já tem gente se articulando para pautas mais pontuais. Como não tem sido fácil agendar contatos com o governador, a ordem é aproveitar a passagem dele por aqui e entregar um pacote de solicitações

O empreendedor

Ouvi ontem três dos contemplados no prêmio “O Empreendedor” que será entregue na próxima quarta. O troféu é um reconhecimento à importância das empresas na geração de emprego e renda para famílias içarenses e no retorno de impostos para a cidade. Ouvi na Difusora e compartilho com os leitores um breve resumo. Volto a afirmar que essa é uma bela ação para reconhecer aqueles que contribuem de diversas maneiras para o desenvolvimento de Içara e da região.

Minamel

“Ficamos gratos em receber esse reconhecimento e felizes em poder contribuir com uma pequena parcela para o desenvolvimento da cidade de Içara”, explica o empresário Agenor Castagna. Segundo ele, a Minamel hoje é a quarta maior exportadora de mel do país e encaminha seus produtos para todo o país e principalmente para o mercado americano e europeu. “São 700 apicultores produzindo para a Minamel e mais de 4 mil pessoas que sobrevivem diretamente da empresa”

Farben

“A empresa tem quatro unidades no Brasil e uma na Argentina. Estamos em todo o mercado Nacional e também nos países da América Latina oferecendo produtos de qualidade. Esse prêmio é importante por reconhecer o trabalho da empresa e a responsabilidade social que ela também com a comunidade”, ressalta Silvio Virtuoso. Segundo ele, além do setor moveleiro, a Farben também é destaque na indústria automotiva. “Apostamos neste segmento que vem crescendo bastante. Hoje 90% da nossa produção é vendida no Brasil, mas a meta é ampliar agora nossa participação no mercado internacional para pelo menos 20%”, pontua

Cristalcopos

“Estamos no marcado desde 2010, mas com um crescimento considerável. Começamos com 27 funcionários e hoje são 300. Ficamos felizes com este reconhecimento que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade”, argumenta o superintendente da empresa, Pedro Paulo Gonçalves.  Com foco voltado ao mercado nacional a empresa tem na produção de copos o seu carro chefe. “Atendemos a grandes eventos como Fórmula 1, Rock in Rio e Lollapaloza e grandes redes como o Bob´s”, ressalta.

Estratégia

A passagem de Celito Cardoso pela CPI do Criciumaprev foi sem dúvida a mais reveladora de todas. Secretário deixou claro que “sim”, a prefeitura de Criciúma tinha dinheiro para pagar à vista a parte patronal que era devida ao instituto, mas que optou pela medida por estratégia.  “Era um cenário conturbado. A situação financeira do ano passado não passava segurança, foi uma estratégia parcelar”, justificou. Celito também deixou claro que “nunca antes na história” o governo esteve tão em dia com o instituto como está agora. O depoimento foi revelador, claro, mas não encerra a CPI. Vem aí pelo menos uma auditoria para esclarecer todos os pontos ainda obscuros.

Mais uma

Vereador Ademir José Honorato defendeu nesta manhã, durante entrevista à Difusora, a criação de mais uma CPI na Câmara de Vereadores. A intenção agora é apurar o funcionamento da Afasc. “Tem muita informação que precisa ser esclarecida. Há necessidade de mais transparência porque a Afasc é uma caixa preta, uma caixa preta que recebe 48 milhões todos os anos e por isso estamos discutindo essa possibilidade”

Violência doméstica

Vereador Higor Robetti Batista protocolou um projeto de lei que determina a reserva de vagas em creches e escolas da rede pública municipal de Içara, para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica, de natureza física, psicológica e sexual.  A proposta também garante a transferência de uma unidade escolar para outra, na esfera da rede municipal, de acordo com a necessidade de mudança de endereço da mãe, visando garantia de segurança da mulher e dos filhos. De acordo com o autor da iniciativa a questão da violência doméstica é atualmente um dos principais pontos a serem tratados pela sociedade.