Obras de revitalização foram concluídas e serão entregues à comunidade no dia em que celebra a padroeira

Nesta quarta-feira, dia 22 de maio, data em que celebra Santa Rita de Cássia, a comunidade do Presidente Vargas reinaugura a igreja do bairro. As obras vinham sendo executadas desde o ano de 2017 e os últimos detalhes foram finalizados para a entrega aos fiéis, que será realizada em grande estilo com uma missa na abertura dos festejos da padroeira, que começam hoje e se estendem até o domingo.

O presidente do Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais (Caep), da Igreja de Santa Rita de Cássia, Paulo Silveira, pontuou que faltava realizar mais de 50% das obras toda a parte externa, precisando de melhorias. “Foi muita luta e parceria de toda a comunidade”, disse Silveira.

As obras realizadas foram a parte do reboco de toda a parte externa, algumas paredes foram completadas, conclusão da torre da igreja, finalização das calçadas, pintura externa, jardinagem e iluminação. Também foi reformado o forro da igreja que estava com infiltração em algumas partes.

Ajuda da comunidade

Silveira explica que as obras foram possíveis com a ajuda dos moradores que ajudaram nas campanhas da compra de cimento e de piso. Segundo ele, o empenho de toda a diretoria do CAEP e do pároco padre Marcos Rech foram fundamentais para o complemento da obra. “Padre Marcos desde o começo, sempre incentivou a comunidade a fazer as doações e nos deu força para realizar os trabalhos”, destaca Silveira.

O presidente do Caep também informou que o salão paroquial passou por reformas, já que a armação estava comprometida e foi colocada uma estrutura metálica. A diretoria também precisou fazer adequação para cumprir as exigências do Corpo de Bombeiros, como a aberturas das saídas de emergências.

Programação

A entrega será realizada hoje, dia de Santa Rita de Cássia, com a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Marcos Rech. A missa já faz parte da programação de abertura da festa que segue até no domingo.

Hoje, após a missa, será servido um costelaço. Amanhã, a programação prevê a reza do terço luminoso, em seguida será servida a ministra, no salão da igreja.

Na sexta-feira, terá missa às 19h30min, presidida pelo padre Marcos Rech, e após a missa terá o Festival Sertanejo, com valores da terra. Com mais de dez duplas inscritas, os três primeiros colocados serão premiados comum violão e todos receberão o troféu de participação.

No sábado, às 19 horas, a transladação da imagem sairá da casa do casal Osni e Claudete Inácio até a igreja, com a celebração da Santa Missa presidida pelo reitor do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, padre Antônio Vander. A animação será feita pelo coral Santa Catarina de Estação Cocal.

Também terá a apresentação das candidatas a rainha, com três representantes do bairro. Ainda no sábado terá jantar com churrasco e baile da família com a banda Mistura de Balanço.

No domingo, dia da festa, a missa será às 10h30min, presidida pelo padre Marcos Rech. Às 12 horas será servido o almoço, às 13 horas, ocorrerá um show de talentos, e às 16 horas, o sorteio de um Fiat Mobi zero quilômetro da rifa.