Santuário de Caravaggio inicia novena em preparação à 68ª Romaria

135

“A decisão de caminhar em direção ao santuário já é uma confissão de fé, o caminhar é um verdadeiro canto de esperança e a chegada é um encontro de amor. O olhar do peregrino se deposita sobre uma imagem que simboliza a ternura e a proximidade de Deus”. Esse trecho do Documento de Aparecida resume bem toda a mística da relação entre peregrinos e santuários, em diversos lugares do mundo.

Com este sentimento, a partir de hoje, o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, inicia a novena que antecede sua 68ª Romaria e Festa e se prepara para acolher devotos de toda a região no distrito de Caravaggio, em Nova Veneza.

Até o dia da festa, o domingo, 26, mais de 50 mil romeiros devem visitar o Santuário que, no ano de 2017, celebrou seus 50 anos de inauguração. Criado após o milagre da chuva que banhou a procissão de devotos que sofria com a terrível seca que assolava a região no ano de 1951, o templo tem sua festa reconhecida no calendário de eventos do Estado, desde 2013, pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

“A festa é sempre um momento muito esperado e um momento forte para a comunidade. A festa consegue fazer com que todos se unam, esquecendo as diferenças políticas e econômicas. Até pessoas que não mais moram aqui se prontificam em colaborar. Festa é alegria, é um momento de sentirmos que somos muito mais que a nossa comunidade”, ressalta o reitor do Santuário, padre Valdemar Carminati.

Hoje, haverá o acendimento da nova iluminação do pátio do Santuário, uma parte das obras de revitalização do complexo. A banda do 28º GAC animará o momento. Na véspera e dia da festa, o padre Ezequiel Dal Pozzo, da Diocese de Caxias do Sul (RS), abrilhantará a festividade religiosa com suas canções. No dia 26, dia da Padroeira, a transladação da imagem parte da igreja matriz Nossa Senhora da Salete, do bairro Próspera, em Criciúma.

A missa principal está marcada para as 10 horas, sendo que haverá celebrações eucarísticas em diversos horários do dia. O tradicional café, nos arredores do Santuário, aguarda os romeiros que caminham longas distâncias. De 17 a 23, ocorre a quermesse, e de 23 a 26, outras opções gastronômicas são reservadas ao público.

Peregrinos podem obter indulgência plenária

No ano de 2017, por ocasião de seu cinquentenário, o Santuário teve a graça de obter o vínculo espiritual de afinidade com a Basílica Papal de Santa Maria Maior, em Roma, concedendo indulgências plenárias aos romeiros que fizerem sua peregrinação até o Santuário, buscarem o sacramento da confissão, participarem da missa, comungarem e rezarem nas intenções do Papa.

As indulgências podem ser lucradas nos dias 26 de maio (dia da aparição de Nossa Senhora de Caravaggio), 15 de agosto (solenidade da Assunção de Nossa Senhora e aniversário de instalação da Diocese de Criciúma) e 1º de outubro (aniversário de inauguração do Santuário).