Cervejaria içarense é convidada a integrar comitiva para a República Tcheca.

47

Nesta semana, o professor Antônio Cleber Gonçalves Junior estará embarcando para uma viagem que é o sonho de qualquer amante de cerveja. Uma missão junto a outras cervejarias do país, rumo a República Tcheca.

Sócio-proprietário da cervejaria The Nose Mustache, localizada na localidade de Sanga Funda em Içara, ele conta que o convite surgiu de forma inesperada. Após uma visita na feira do Festival de Cerveja Brasileiro, em Blumenau, a cervejaria recebeu o convite por e-mail.

“Visitamos muitos estandes no evento, e em particular um grupo de empresas da República Tcheca. A conversa foi muito boa, e para nossa surpresa, algumas semanas depois recebemos este convite para nossa cervejaria, comenta Duda Ribeiro, sócio da cervejaria.

A missão faz parte do programa “Projetos de diplomacia econômica”, com apoio e ligação com o Ministério da Agricultura da República Tcheca. “Será uma oportunidade única. Quem é do meio cervejeiro sabe a importância histórica que tem a indústria da cerveja para a humanidade. É muita ciência envolvida, e estar perto de tudo isto é muito gratificante, e nos dá ainda mais motivação para escrever uma pequena parte desta história, ressalta Antônio, sócio, cervejeiro da The Nose Mustache e professor da Unesc, que representará a cervejaria nesta missão internacional.

Um dos berços da cerveja

Considerado um dos países mais importantes quando o assunto é cerveja, a República Tcheca possui uma história enriquecedora. A bebida é tão importante para o povo tcheco que existem spas, terapias, produtos, tratamentos e banhos relaxantes onde o ingrediente principal é a cerveja.

Também foi na República Tcheca que nasceu a primeira Pilsen da história. “Uma cerveja de cor dourada, límpida e brilhante, e hoje é o estilo mais consumido no mundo”, destaca Alex Michels, sócio-proprietário do The Nose Mustache.

A missão visitará em cinco dias, as principais cervejarias do país, e seus pontos históricos. “São experiências como esta que poderão fortalecer ainda mais a cultura cervejaria aqui de nossa região”, completa Antônio.