Vencedora do último Startup Weekend é case para o novo evento

115

O Startup Weekend, maior conjunto de eventos voltados à inovação do mundo, volta a Criciúma no próximo mês, com o objetivo de agrupar os participantes em times em um fim de semana de imersão com a missão de formar uma empresa. Diferente das três edições anteriores, o encontro a ser realizado de 7 a 9 de junho na Satc será exclusivo para desenvolver ideias de soluções e inovações para o setor industrial.

A vencedora do terceiro Startup Weekend de Criciúma está se consolidando como um case de sucesso e coincide com o propósito da versão voltada a indústrias desse evento. A ColmeiaX, uma ferramenta de compartilhamento de equipamentos industriais, está se desenvolvendo e já atende cinco clientes. A startup consiste em uma plataforma de conexão entre indústrias com máquinas ociosas e com interessados em utilizar esses equipamentos para executar um processo produtivo.

O propósito é que as empresas foquem no desenvolvimento dos seus produtos ou serviços e otimizem os processos industriais com a utilização da plataforma, explica Gustavo de Lucca, um dos fundadores da startup.

“As indústrias em média possuem 38% de capacidade ociosa e o nosso negócio é tipo um Tinder da indústria, que elenca uma empresa que tenha capacidade de produção de sobra e outra que precise do equipamento para produzir, por meio da plataforma é possível colocar as duas em contato”, explica um dos idealizadores do projeto, Gustavo de Lucca.

Gustavo afirma que a empresa começou a funcionar mesmo em fevereiro desse ano, com a mudança da identidade visual e algumas alterações no modelo de negócio. Atualmente são cinco clientes que anunciam na plataforma. “Nós estamos na fase de ouvir o cliente para aperfeiçoar o serviço que é oferecido, conquistando a abertura das empresas e assim prospectando novas indústrias”, relata.