Efeito do El Niño influencia média de temperatura na região

Nesta semana, muita gente precisou tirar os casacos do fundo do armário. As temperaturas baixaram nos últimos dias, principalmente à noite.

Nas ruas, as camisas leves deram lugar a jaquetas e moletons. “A gente nem estava preparado. Muita coisa ficou mofado por ficar guardado, e com a chuva, não deu para fazer nada. Então tinha que pegar o casaco que desse”, conta a vendedora Débora Volpato.

A previsão, pelo menos para os próximos dias, é de temperaturas mais baixas. Mas não espere por um inverno rigoroso.

Segundo o meteorologista Márcio Sônego, o fenômeno El Niño está influenciando a temperatura na região Sul. Isso ocorre quando o Oceano Pacífico fica mais aquecido e existe mais evaporação de água com ventos que vêm do Pacífico para a América do Sul.

“A nossa região fica mais nublada e chuvosa, por isso que não esfria tanto à noite e não esquenta muito durante à tarde”, conta. Segundo ele, a temperatura média mínima histórica do mês de maio durante as madrugadas é de 11 graus e atualmente a média está em torno de 17 graus.

Além disso, a média máxima história, que é de 26 graus não está acontecendo. Atualmente, a média do mês foi de 23 graus. “Neste ano não se espera um inverno muito rigoroso, pois haverá mais chuva do que o normal e nebulosidade”, explica. Segundo Márcio, o fenômeno se estende até o fim de outubro.

Neve na Serra

De acordo com o meteorologista, na segunda quinzena de julho e a primeira quinzena de agosto, existe a possibilidade da presença de neve na região serrana. “A neve é uma precipitação. Então há sim possibilidade de neve na Serra”, afirma. “Aqui na planície, pode ocorrer a menor incidência de geadas em razão do El Niño”, completa.