Articulando

PSD de Içara segue trabalhando nos bastidores para garantir a filiação do empresário Anselmo Freitas. O empresário é apontado como o fato novo do processo eleitoral na cidade e chegou a ter a data de filiação no 55 divulgada. No partido, a avaliação é que o vazamento antecipado da informação acabou atrapalhando. Desde que a possível ida de Anselmo para o PSD foi anunciada, ele já foi sondado pelo PSL e assediado pelo PP. Agora, o PSD espera concluir a negociação e marcar a data de filiação para um grande ato em Içara. Anselmo garante que ainda não se decidiu, mas assegura que vai estar presente no pleito do próximo ano. Seja como candidato, seja como apoiador.

Recuperando

Moradores da região da Vila Nova estão aguardando ansiosamente a melhora no tempo. A promessa feita pelo secretário Geraldo Badissera é que tão logo o sol volte, as comunidades devem receber uma operação especial para recuperação das estradas do interior. Segundo o vereador André Jucoski, há vários pontos com problemas. “Sabemos que com chuva tem atrapalhado, mas a comunidade tem cobrado bastante. Agora temos o compromisso do secretário. Voltando o sol, a Vila Nova vai receber a equipe da Obras”.

Reduzindo 

O Governo Federal vai rever todas as Normas Regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho do país (conhecidas como NRs) com “o objetivo de simplificar as regras e melhorar a produtividade”. A ideia é reduzir em 90% as normas vigentes. A informação foi confirmada na segunda-feira pelo presidente Jair Bolsonaro, por meio de sua conta no Twitter.

Pedido 

Lideranças do bairro Vila Nova tem encontro neste sábado com o prefeito Murialdo Gastaldon. Vão pedir apoio do Paço para a construção de uma nova sede para a Associação Atlética Vila Nova. A informação é do vereador André Jucoski. “Precisamos de apoio para atender essa reivindicação da comunidade. Isso foi discutido lá atrás, quando houve a construção da Praça do Céu”, explica o parlamentar. Segundo o prefeito, neste momento, não há previsão de aporte financeiro para essa obra. “Para este ano vamos construir uma nova creche para a comunidade. É a prioridade para a Vila Nova”.

Condenado

Articulador do PDT na Região Carbonífera e principal nome da campanha da deputada Ana Paula Silva, a Aninha do PDT, Giovani Felipe foi condenado pela Justiça. A decisão determina dois anos de prisão em regime aberto e pagamento de multa. Ele é acusado pelo Ministério Público por fraudar documento para participar de processo licitatório. Giovani afirmou que vai recorrer da decisão e que o processo é de cunho pessoal. “Trata-se de um processo que foi aberto por conta de uma guia de INSS que foi apresentada para licitação quando eu tinha uma loja. Vou recorrer. É um processo de cunho pessoal e que nada interfere na política”, assegura. Giovani está lotado no gabinete da deputada Aninha, que não se manifestou sobre o caso.

Cotado

Depois de ser dado como nome certo para reforçar o PDT no próximo ano, o vereador Toninho de Mello passa agora a figurar como possível comandante do MDB. O assunto tem sido bastante comentado nos bastidores do partido e provocado reações adversas. Recentemente, logo após a vitória de Rodrigues Mendes para o comando do Legislativo de Içara, Toninho declarou que estava sendo empurrado para a oposição, para o PP. Justamente por isso tem muita gente torcendo o nariz para a candidatura de Toninho a líder da legenda na cidade, durante o período eleitoral.

Inovação

O Seminário de Empreendedorismo e Inovação (SEI) pretende impactar ainda mais pessoas e organizações em 2019. Nesta segunda edição, o SEI 2019 terá uma programação com demonstrações regionais, nacionais e palestras de alto impacto numa demonstração de que para inovar não é preciso de grandes investimentos em tecnologia, e também que estes processos de transformação não acontecem somente em grandes empresas. “Evento importante para motivar nossos empreendedores. Encontro vai atrair participantes de toda a região e esperamos lotação máxima nos dois dias”, explica Deinyffer Marangoni.

Turismo em debate

Discutir o potencial turístico com foco no Plano Municipal de Turismo. Este é o objetivo do I Fórum Municipal de Turismo, organizado pela prefeitura de Balneário Rincão, que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 20, às 19h30, no Mampituba Rincão Praia, com palestra do especialista em Comunicação e Marketing de Turismo, Ari Azambuja. “Objetivo deste evento é reforçar cada vez mais as ações para desenvolver o turismo na nossa cidade”, explica Fernando Casagrande. Segundo ele, na próxima semana, o Rincão inicia a divulgação de mais uma edição da festa da Tainha. “Só estamos esperando concluir o processo licitatório para que possamos iniciar a divulgação”.

Expectativa em alta

Comissão organizadora da Agromel está empolgada. Aposta que a festa vai colocar Içara no calendário dos grandes eventos regionais. Além de shows regionais, a festa terá ainda Marcos e Belutti, Nenhum de Nós, feira de comércio, feira da agricultura familiar, exposição de animais e eventos esportivos. “Será uma grande festa. Nos próximos dias, a cidade vai estar toda decorada e pronta para receber os visitantes”, explica Georgia Bolsoni. “O evento vai ajudar a impulsionar o nosso turismo, em especial o turismo religioso”, emenda Paulo Brígido.