Quartel à vista

Governo de Içara entrega oficialmente na terça-feira a ordem de serviço para a construção de mais uma etapa do quartel do Corpo de Bombeiros. De acordo com o prefeito Murialdo Gastaldon, a obra deve ficar pronta até o final deste ano. “Está tudo certo, documento pronto para ser entregue. Previsão é de que o final deste ano a obra esteja concluída. Será um dos melhores e maiores quarteis dos Bombeiros. Ganha a cidade e a região com essa estrutura. A guarnição faz um trabalho fundamental e a obra faz jus a esse trabalho”, ressalta o prefeito Murialdo.

Estado vai pagar

Governo de Santa Catarina fez nesta quinta-feira uma sinalização ao Hospital São Donato de que irá começar a pagar os 900 mil que deve para a Instituição. “Recebemos uma orientação para emitir duas notas. Eles vão pagar 300 mil e na próxima semana vão nos chamar para uma reunião. Nesse encontro vamos discutir o restante do atrasado e a continuidade do serviço. Por enquanto não há garantia alguma”, afirma Júlio de Lucca, diretor administrativo do São Donato.

Na cidade 

Presidente do PSDB em Santa Catarina, Marco Tebaldi, cumpriu roteiro na sexta-feira em Criciúma. Conversou com o prefeito Clésio Salvaro e com o suplente de deputado Dóia Guglielmi. Na pauta, a reformulação tucana e a disputa eleitoral do próximo ano.

Debate

Deputado Pedro Uczai (PT) falou na sexta-feira na Difusora sobre a reforma da Previdência. Afirma que não é contra, mas não concorda com a proposta do governo. “Queremos ajudar as pessoas a entender a proposta que está sendo apresentada pelo governo. Nós não concordamos. Entendemos que a Previdência precisa ser modernizada, mas a proposta do governo penaliza a população e até agora não nos convenceram que ela salva a economia do país”, explica.

Amin 

O senador Esperidâo Amin cumpriu agenda nesta sexta-feira no Hospital São Donato. Veio confirmar a liberação de recurso via emenda impositiva para a instituição, e claro, falou de política. Disse que o PP cresceu no último pleito e que tem história. “Para trás e para frente. Muitos falam de fusão, mas nós cumprimos todas as regras. Fomos o partido que, fora do segundo turno presidencial, mais cresceu, que mais elegeu deputados na Câmara Federal. O nosso partido precisa se renovar, atrair jovens e nesse sentido que vamos trabalhar. Somos governo em sete municípios na Amrec e vamos trabalhar para tentar fazer todos. Claro que em alguns vamos ter a cabeça de chapa, em outros seremos vice e em alguns nem isso. Em Içara, temos a Dalvania que, mesmo sem mandato, tem trabalhado pela cidade e que é a candidata”. Amin também falou e defendeu o fim das coligações. “Queria que tivesse valido já no ano passado, mas não deu e ficou para a próxima eleição. Essa medida, por si só, vai reduzir em muito o número de partidos políticos e isso é bom para o Brasil”.

Confiança

Durante passagem por Içara, o senador Esperidião Amin falou rapidamente sobre o Governo Bolsonaro. Admite que o Presidente errou na montagem de sua equipe, mas lembra que quatro meses é um tempo curto demais para resolver qualquer coisa no país. “O país estava em frangalhos. Não dá para esperar uma mudança em tão pouco tempo. É claro que ele errou na montagem do governo. Veja o caso do ministro da Educação. No entanto, ele não está aceitando concessões, não está loteando. Posso dizer que precisaremos de paciência e posso afirmar que tenho total confiança na honestidade do presidente”, afirma.

A reforma

Amin também falou sobre reforma da Previdência. Reafirmou que ela é necessária e se comprometeu a trabalhar para que ela seja menos injusta possível. “Defendo que quem ganha mais, tem sim que pagar mais. A reforma precisa ser feita, não há como fugir dela. Nosso compromisso é trabalhar para que ela seja o menos injusta e se possível que seja justa, mas ela precisa ser feita”, pontou.

Violência doméstica 

Conselheira da OAB, Cristiane Rodrigues Britto, é nomeada secretária Nacional de Políticas para Mulheres.

A nova titular da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Rodrigues Britto, afirmou que, durante sua gestão, a pasta irá priorizar a articulação de medidas de combate à violência doméstica. Cristiane Rodrigues é advogada especializada em direito eleitoral e teve o nome anunciado, na quinta-feira (9), pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, como substituta de Tia Eron. “Até a semana que vem teremos uma linha definida”, informou Cristiane, quando questionada sobre como irá conduzir, na prática, as atividades da secretaria.

Armas

As áreas técnicas da Câmara dos Deputados e do Senado divulgaram pareceres contrários ao decreto que altera regras sobre aquisição, cadastro, registro, posse, porte e comercialização de armas de fogo no país. A norma foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro na última terça-feira. De acordo com estudo elaborado pelo Senado, o decreto contraria o que estabelece a legislação atual, o Estatuto do Desarmamento, aprovado em 2003. Em documento elaborado a pedido do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), técnicos apontam ilegalidades no decreto. Pela análise, técnicos dizem que o decreto não pode se sobrepor ao que diz o Estatuto do Desarmamento.