Projeto “Mais Esporte, Mais Saúde” envolve crianças e adolescentes de Balneário Rincão oportunizando disciplina, crescimento e qualidade de vida.

Quando um projeto social se torna um projeto de vida, um projeto para a vida e transformador de vidas. Esse é o propósito do professor de jiu-jitsu, Sidney Santos, que há mais de 20 anos envolve crianças e adolescentes em aulas da arte marcial que um dia também mudou a sua vida.

Segundo Sidney essa vontade começou quando ele praticava jiu-jitsu e percebeu que o esporte contava, apenas, com a participação de crianças com alto poder aquisitivo. “Foi então que vi despertar em mim o desejo de levar a atividade para crianças sem condições financeiras. Assim, apresentei a proposta de trazer estes pequenos às competições, de maneira gratuita, ao presidente de Federação Catarinense de jiu-jitsu da época, que entendeu e acolheu a ideia. Foi um grande passo na popularização do esporte”, explicou.

Dentro deste contexto, o professor iniciou um projeto social em Balneário Rincão há sete anos, com 40 alunos. Hoje, com a parceria da Administração Municipal do Rincão, 250 crianças, adolescentes, adultos e pais dos alunos, estão diretamente envolvidas com práticas esportivas não apenas do jiu-jitsu, mas também de xadrez, futebol, surfe e rugby.

Junto da prefeitura o professor desenvolve as atividades há três anos. “Neste projeto também contamos com o apoio de seis instrutores voluntários que, como eu, entendem o benefício do esporte na formação de cidadãos de bem, além do olhar clínico do Executivo que têm contribuído e feito a diferença”, avalia.

Sonho compartilhado

Sidney ainda assinala que antes do apoio da prefeitura o trabalho era árduo. “Os alunos adultos que podiam contribuir financeiramente, em torno de 30% do total, o faziam, mas os demais, 70%, participavam de tudo de maneira gratuita. Uma grande batalha, pois tínhamos que correr atrás para dar conta do recado. Na caminhada encontrei o Junior Guglielmi, dono da Aliance Assessoria e Representações, que se tornou apoiador efetivo do projeto. Isso nos fortalece e nos permite seguir com um trabalho de qualidade”, conta emocionado acrescentando que Mauri Viana, hoje vereador, também abriu as portas e acreditou em seu projeto.

“Eu estava com tatame e equipamentos em cima do caminhão. Mudança pronta para fechar as portas e retornar a Içara. Seu Mauri me abraçou, me abriu as portas e me convenceu a seguir com o meu sonho. Ele acreditou em mim. Posso dizer que ele é um dos meus anjos da guarda, pois quando ninguém mais acreditava, ele estava lá para me dizer que daria certo”, contou Santos, contendo as lagrimas.

Títulos e Rendimento

Mesmo sem a popularidade que o esporte hoje atinge, o jiu-jitsu deu ao Balneário duas medalhas de ouro por equipe, no estadual da modalidade, conquistadas em 2017 e 2018.

No ano passado, o jiu-jitsu também trouxe ao Balneário a única medalha dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc): bronze com a atleta Edilane Caetano. “Isso com apenas um ano de atividade e treino. O que mostra a capacidade e a vontade dos atletas envolvidos”, pontua o professor revelando que na equipe adulta a cidade conta com 30 atletas. “Mas os alunos dos núcleos sociais também estão todos envolvidos nas competições. Hoje temos na bagagem seis títulos estaduais; sempre por equipe”.